Aterro Sanitário do Cariri em debate

11 de maio de 2011 - 14:42

div id=parent-fieldname-text class=plain>

O local onde será construído o aterro sanitário da região do Cariri deve ser escolhido nesta terça-feira (22), durante reunião do secretário das Cidades, Camilo Santana, e prefeitos da Região Metropolitana do Cariri (RMC). O encontro será realizado hoje, às 16h, em Juazeiro do Norte, na sede do Sebrae.

Na ocasião, os prefeitos dos municípios de Caririaçu e Farias Brito apresentarão propostas de locais para a construção – uma parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, e Banco Mundial (BIRD). A medida tem como objetivo dar destinação e tratamento correto ao lixo e evitar danos ao meio ambiente. O projeto deverá custar cerca de R$ 19 milhões e prevê, ainda, qualificação de profissionais para trabalhar com reciclagem de lixo.

Na ocasião, será feita uma análise para saber se realmente os terrenos estão dentro dos padrões estabelecidos pelo programa. Um lugar que pode ser escolhido para receber o aterro é o município do Crato. Com essa obra todos os municípios que compõem a RMC serão beneficiados: Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

No último dia 16 de março, houve reunião para apresentar a primeira parte dos estudos de viabilidade de implantação de um aterro sanitário consorciado na região, a partir de opções discutidas por técnicos. Hoje, será apresentada a segunda fase de estudos realizados por técnicos da Secretaria das Cidades e de uma consultoria especializadas. Atualmente, as cidades que formam a RMC utilizam lixões para receber os resíduos sólidos gerados na região.

Giselle Dutra / Márcio Teles

Tel: (85) 3101-4462

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;