Obras no Maranguapinho evitam desastres com chuvas

11 de maio de 2011 - 13:55

p>Quase concluída, a barragem Maranguapinho, em construção pela Secretaria das Cidades, já evitou maiores estragos e inundações nas casas de famílias que estão às margens do Rio Maranguapinho.  As cheias ainda acontecem, mas de forma atenuada. Isso porque, com o cronograma normal, a obra está 80% concluída. O prazo para o término desta etapa será em julho.

Nem mesmo com a chuva de cerca de 135 mm, máxima registrada este ano, houve maiores problemas na região ribeirinha. A dragagem de 3 km do Maranguapinho, aumenta a profundidade e retira lixo do curso do rio. Além disso, a barragem em construção, apesar da abertura existente, ajuda um estreitamento da calha do rio e, consequentemente, reduz a vazão de água.

Maior intervenção urbana do País, o Projeto Maranguapinho irá beneficiar cerca de 350 mil pessoas de Fortaleza, Maracanaú e Maranguape. Estão sendo executadas obras de dragagem, construção de conjuntos habitacionais, urbanização das margens do rio e barragem de contenção do rio para evitar alagamentos. Ao todo, estão sendo investidos R$ 497.548.859,29, do Governo Federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), e do Governo do Estado.

 

Barragem

Uma das principais etapas do projeto é a construção da barragem, entre os municípios de Maranguape e Maracanaú. A obra ocupará 306,84 hectares, com capacidade de acumular um volume 9,3 milhões de m³ de água, que contribuirá para a redução da faixa de alagamento do rio em períodos de cheia, evitando que cerca de 20 mil famílias tenham as suas casas invadidas pelas águas do Maranguapinho.

O valor do investimento para a barragem é de R$ 77.353.592,16, com recursos do Governo do Estado do Ceará.

Com a conclusão do Projeto Maranguapinho, um total de 9.422 famílias que moram nas margens do rio serão reassentadas. As famílias também serão beneficiadas com as obras de urbanização que irão interligar à avenida Mister Hull e o 4º Anel Viário, em Maracanaú, com a construção de vias paisagísticas, ciclovias, calçadão, nas duas margens, além da implantação de equipamentos de lazer.

 

Giselle Dutra / Márcio Teles

Assessoria de Comunicação

Secretaria das Cidades

Tel: 3101-4462 / 8603-0369 / 8603-0569;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;