Projeto Cocó – intervenção social já começou

11 de maio de 2011 - 13:58

div id=parent-fieldname-text class=plain>

Antes de iniciar as obras físicas do Projeto Cocó, um trabalho que não é visto por todos, mas é sentido pelas comunidades beneficiadas já começou. Ao todo, 2400 famílias trocarão os antigos barracos pelas novas moradias construídas pelo Governo do Estado – por meio da Secretaria das Cidades. No momento, estamos elaborando o diagnóstico social das famílias. Já fizemos mais de 18 reuniões e três audiências públicas com as famílias, explica Rita Dias, orientadora da Célula de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica da Secretaria – responsável pela ação social com as famílias.

O trabalho, realizado para que se tenha uma noção da realidade dos beneficiários, começa com o cadastramento. Com base nesses cadastros, é elaborado um diagnóstico para propor ações de intervenção urbana e social, como educação sanitária ambiental, geração de emprego e renda e mobilização e organização comunitária. O projeto Cocó  não é apenas um projeto de intervenção física, de urbanização, mas é de resgate da cidadania dessas famílias que moram em áreas de risco, diz Rita.

O diagnóstico pronto é levado para que a comunidade a ser deslocada revalide. Apresentamos as ações da intervenção como um todo às famílias para que elas dêem opinião, proposições e discutam, afirma a orientadora.

Ontem à noite, no bairro Barroso, ocorreu uma reunião de apresentação do Projeto Rio Cocó para a Associação dos Moradores do conjunto Palmeiras. No encontro foram discutidos os projetos físicos e de habitação expostos pela Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano (Codu) e pela Coordenadoria de Habitação (Cohab). Na ocasião, técnicos mostraram como serão as ações, que vão desde a construção de barragem e novas moradias para os que sobrevivem em áreas de risco.

Previsto para iniciar no segundo semestre deste ano, o Projeto Cocó tem como área de intervenção os municípios de Fortaleza, Pacatuba, Maracanaú e Itaitinga e está em fase de implantação. O investimento ? da União, com contrapartida do Estado ? será de R$ 279.253.665,52.

 

Giselle Dutra / Márcio Teles

Assessoria de Comunicação

Secretaria das Cidades

Tel: 3101-4462 / 8603-0369

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;