Segurança alimentar é discutida no CE

11 de maio de 2011 - 13:54

p style=text-align: justify; class=Standard>O Conselho de Segurança Alimentar eNutricional do Ceará ? CONSEA Ceará está realizando vários encontros com oobjetivo de debater a metodologia para a IV Conferência Estadual de SegurançaAlimentar e Nutricional que ocorrerá nos dias 24, 25 e 26 de agosto de 2011, emFortaleza. Ao lado de outras secretarias e órgãos do Governo do Estado, aSecretaria das Cidades está participando da comissão de metodologia, derelatoria e de conteúdo da Conferência Estadual.

Neste sentido, foi realizada naúltima segunda-feira (25) reunião com as representações das populações negras,povos indígenas, quilombolas, comunidades tradicionais e de terreiros que terãocotas de participação nas conferências territoriais ? divididas por regiões doEstado. Nesta quarta-feira (27), está sendo realizada reunião comrepresentantes a sociedade civil e no dia 02 de maio, um encontro comrepresentantes governamentais também irá definir métodos e discutir o DireitoHumano à Alimentação Adequada como indispensável para a sobrevivência.

A prioridade neste momento é oengajamento dos gestores, uma vez que apenas 54 dos 184 municípios cearenses possuemconselhos municipais de segurança alimentar e nutricional.

A fase de preparação deste eventoserá iniciada nos municípios por meio de conferências municipais ou reuniões ampliadas,com discussão da temática e eleição da delegação. Em seguida serão realizadas13 (treze) Conferências Territoriais que deverão acontecer até 30 de junho.

Todo o processo culminará com arealização da IV Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – ?queserá realizada em Salvador-BA de 07 a 10 de novembro de 2011.

Após as conferências estaduais, a IV Conferência Nacional deSegurança Alimentar e Nutricional ?Alimentação Adequada e Saudável: Direito deTodos? será convocada ? que será realizada em Salvador-BA de 07 a 10 denovembro de 2011. O evento ocorre num momento particularmente relevante quandose amplia a mobilização social pelo direito humano à alimentação adequada esaudável e pela soberania e segurança alimentar e nutricional no Brasil.

Além dos avanços já obtidos, em razão de decisão política eintensa participação social, temos o direito à alimentação, inscrito naConstituição Federal, e um Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricionalem fase de elaboração.

Está previsto o seguinte calendário para os municípios

CONFERÊNCIASTERRITORIAIS

TERRITÓRIOS

Nº DE MUNICÍPIOS