Experiência cearense ganha prêmio regional

12 de maio de 2011 - 14:47

p>

O projeto dereurbanização do rio Maranguapinho, em Fortaleza, ganhou o prêmio Selo deMérito 2011, na categoria regional Nordeste. O prêmio, promovido pelo FórumNacional de Secretários de Habitação e Desenvolvimento Urbano e pela AssociaçãoBrasileira de Cohabs e Agentes Públicos de Habitação, reconhece as experiênciasbem sucedidas em melhorias habitacionais e de urbanização.

Os projetos premiadosserão apresentados no Fórum Nacional de Habitação de Interesse Social de2011, que será realizado nos dias 1º e 2 de junho, em Brasília, ereceberão o Selo de Mérito 2011 durante a Sessão Solene deAbertura, no dia 1º. O secretário das Cidades, Camilo Santana, irá receber oprêmio e fazer a apresentação da experiência cearense.

O projetoMaranguapinho está retirando famílias de áreas de risco às margens do rioSiqueira/Maranguapinho e instalando em residenciais horizontais e verticais próximosàs antigas casas. As famílias são acompanhadas do cadastramento inicial aosprimeiros meses na nova casa. A Secretaria mantém as relações de proximidadecom os vizinhos e parentes que as famílias tinham na comunidade de origem. Alémdisso, há capacitação dos moradores e acompanhamento escolar das crianças.

Projeto Maranguapinho

O projeto RioMaranguapinho, maior intervenção urbana do País, está beneficiando cerca de 350mil pessoas de Fortaleza e de Maracanaú. Estão sendo executadas obras dedragagem, construção de conjuntos habitacionais, urbanização das margens do rioe barragem de contenção do rio para evitar alagamentos. Ao todo, estão sendo investidosR$ 497.548.859,29, do Governo Federal, com recursos do Programa de Aceleraçãodo Crescimento (PAC), e do Governo do Estado.

Com a conclusão doProjeto Maranguapinho um total de 9.422 famílias que moram nas margens do rioserão reassentadas. As famílias que continuarem nas proximidades do rio tambémserão beneficiadas com as obras de urbanização que irão interligar à avenidaMister Hull e o 4º Anel Viário, em Maracanaú, com a construção de viaspaisagísticas, ciclovias, calçadão, nas duas margens, além da implantação deequipamentos de lazer.

Secretaria dasCidades

Assessoriade Comunicação

GiselleDutra / Márcio Teles

Tel:(85) 3101-4462, (85) 8603-0569 e (85) 8603-0369