Missões de bancos KFW e Bird visitam o Ceará

13 de maio de 2011 - 14:49

p>A Secretaria das Cidades recebeu, nesta sexta-feira, duas missões de órgãos financeiros internacionais. Pela manhã, o secretário Camilo Santana recebeu os técnicos do Banco Mundial (Bird), que visitou o Ceará para conferir o projeto Cidades do Ceará – Cariri Central. Ao meio-dia, um grupo do banco alemão KFW e técnicos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) vieram debater metas e prazos para os projetos de saneamento rural.

Segundo Soraya Melgaço, consultora do Bird, os quatro dias de visita ao Cariri serviram para coletar informações da atividade de catadores de lixo. Pelo projeto Cidades do Ceará – Cariri Central, a reestruturação urbana da Região Metropolitana incluirá arranjos locais produtivos voltados para reciclagem de lixo. A agenda foi intensa e o projeto (Cidades do Ceará) está bastante avançado. Uma outra missão maior de supervisão virá ao Ceará em abril para visitar o projeto, afirmou.

Já os representantes do banco KFW estiveram em Fortaleza para tratar orçamento, metas e prazos de implantação de redes de abastecimento de água no interior do Estado. Durante a reunião de hoje, ficou acertado a contração de uma consultoria internacional para acompanhar a elaboração de projetos e execução do orçamento do programa Ceará II. Ao todo, o KFW emprestou 18 milhões de euros para saneamento no Ceará. O banco alemão é o maior financiador de obras de saneamento na zona rural. Os projetos são desenvolvidos pela Cagece e executados pelo projeto São José.

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;