Aterros sanitários em debate

17 de maio de 2011 - 15:36

p>

O secretário das Cidades, Camilo Santana, participou na manhãdesta sexta-feira (29) do I Congresso de Saneamento do Nordeste, ocorrido noauditório do Sebrae, em Fortaleza. Na ocasião, ministrou palestra sobre gestãode resíduos sólidos, em que citou os desafios e as promessas para estruturar adestinação final da coleta, por meio da implantação de Aterros SanitáriosRegionais Consorciados.

Nessa linha de estimular a criação de consórcios públicos,estão previstos 27 consórcios para a construção de aterros sanitários regionais.Além destes, há previsão de três, criados por termo de cessão de uso,localizados na Região Metropolitana de Fortaleza.

O primeiro a ser construído, já com recursos assegurados, éo Aterro Sanitário Consorciado do Cariri. Este será o modelo para os demais aserem implantados em todo o Estado. O secretário das Cidades explicou que estáem aberto o local a ser implantado, devido a um impasse entre as prefeituras.

A resistência dosprefeitos de levarem para seus municípios, acrescentou Camilo, é devido a uma idéiaerrada do que será o aterro, confundido com os atuais lixões – que serãofechados. ?Os prefeitos tinham aquela idéia do lixão, com caminhões derramandolixo e mau cheiro pela cidade. Mas não é dessa forma. Por isso, convidamos osprefeitos a conhecerem o projeto. Eles ficaram impressionados?, afirmou.

Camilo explicou que há a intenção de que seja construído emJuazeiro do Norte, município que produz cerca de 70% dos resíduos da região. Masa Secretaria das Cidades estava aguardando a resposta da Agência Nacional de AviaçãoCivil (ANAC).  Anteriormente, a ANACprevia um raio de 20 km do aeroporto de Juazeiro do Norte para a construção deequipamentos dessa natureza.  Mas, recentemente,definiu esse raio em 9 km, o que torna o equipamento viável naquele município.

O secretário enfatizou ainda que a responsabilidade sobre adestinação adequada aos resíduos sólidos é dos gestores municipais, mas que oEstado, por meio da Secretaria das Cidades, está buscando alternativas para umproblema que perdura há décadas.  Além dadestinação, argumentou, está sendo incentivada a coleta seletiva nosmunicípios. ?Só deve ser destinado ao aterro aquilo que não puder ser reciclado?,explicou.

Para saneamento, o Governo do Estado está investindo mais de R$ 450 milhões. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), empresavinculada à Secretaria das Cidades, também participou dos painés. O presidenteda empresa, Jurandir Santiago, palestrou sobre esgotamento sanitário.

Camilo, que é presidente do Conselho de Administração da Cagece,citou as atribuições da Secretaria das Cidades para a área. Exemplos: coordenaras Políticas do Governo na Área de Saneamento; elaborar políticas, planos,programas e projetos de habitação, saneamento, esgotamento sanitário eabastecimento de água; definir e implementar a Política Estadual de SaneamentoAmbiental.

O congresso ocorreu desde a última quarta-feira, no sentidode reunir prestadores públicos de serviços de saneamento, principalmenteligados aos municípios dos estados do Nordeste.

Realizado pela Associação Nacional dos ServiçosMunicipais de Saneamento (Assemae), o evento teve a finalidade de construir umespaço de convergência social para a formulação de uma agenda nacional desaneamento básico com vistas ao estabelecimento de uma política dedesenvolvimento territorial sustentável.;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;