Experiência cearense ganha prêmio nacional

2 de junho de 2011 - 10:08

p>

O projeto de reurbanização do rio Maranguapinho, emFortaleza, ganhou o prêmio Selo de Mérito 2011, na categoria regional Nordeste.O prêmio, promovido pelo Fórum Nacional de Secretários de Habitação eDesenvolvimento Urbano e pela Associação Brasileira de Cohabs e AgentesPúblicos de Habitação, reconhece as experiências bem sucedidas em melhoriashabitacionais e de urbanização.

Os projetos premiados serão apresentados noFórum Nacional de Habitação de Interesse Social de 2011, que serárealizado quarta (1º) e quinta (2), em Brasília, e receberão o Selo deMérito 2011 durante a Sessão Solene de Abertura, no dia 1º. O secretáriodas Cidades, Camilo Santana, irá receber o prêmio e fazer a apresentação daexperiência cearense.

O projeto Maranguapinho está retirando famílias deáreas de risco às margens do rio, transferindo-as para residenciais horizontaise verticais próximos às antigas casas. As famílias são acompanhadas docadastramento inicial aos primeiros meses na nova casa. A Secretaria mantém asrelações de proximidade com os vizinhos e parentes que as famílias tinham nacomunidade de origem. Além disso, há capacitação dos moradores e acompanhamentoescolar das crianças.

 

Projeto Maranguapinho

O projetoRio Maranguapinho, maior intervenção urbana do País, está beneficiando cerca de350 mil pessoas de Fortaleza e de Maracanaú. Estão sendo executadas obras dedragagem, construção de conjuntos habitacionais, urbanização das margens do rioe barragem de contenção do rio para evitar alagamentos. Ao todo, estão sendoinvestidos R$ 454.076.102,18, do Governo Federal, com recursos do Programa deAceleração do Crescimento (PAC), e do Governo do Estado.

 

Com a conclusão do Projeto Maranguapinho um totalde 9.422 famílias que moram nas margens do rio serão reassentadas. As famíliasque continuarem nas proximidades do rio também serão beneficiadas com as obrasde urbanização que irão interligar à avenida Mister Hull e o 4º Anel Viário, emMaracanaú, com a construção de vias paisagísticas, ciclovias, calçadão, nasduas margens, além da implantação de equipamentos de lazer.

 

Secretaria das Cidades

Assessoria de Comunicação

Giselle Dutra / Márcio Teles

Tel: (85) 3101-4462, (85) 8603-0569 e (85)8603-0369

www.cidades.ce.gov.br

@scidades

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;