ONU e Secretaria das Cidades discutem Pacto Cearense contra a Miséria

22 de junho de 2011 - 15:16

p>

A representante da Organização das Nações Unidas(ONU) e do Pacto Global pelas Metas do Milênio, no Brasil, Maria CelinaBerardinelli Arraes, se reúne, nesta quarta-feira (22), às 9h, com o secretáriodas Cidades, Camilo Santana, para discutir uma plataforma de ações paraerradicação de miséria no estado do Ceará. A reunião será na sede daSecretaria, no prédio da Seplag no Cambeba.

Maria Celina visita o Ceará para convocar órgãos degestão publica, organizações do setor privado e da sociedade civil paradesenvolver ações de combate à miséria. O chamado Pacto Cearense contra aMiséria.

Como parte do Pacto, a Secretaria das Cidades e aONU estão organizando uma feira que irá reunir projetos exitosos de outrosestados e até países que sirvam de exemplo e que possam ser adequados àrealidade local. A feira será realizada de 21 a 23 de outubro deste ano em Barbalha.

Além de gestores públicos e estudantes, a feiratambém poderá atrair turistas e investidores do Ceará e de estados vizinhos. Aprogramação da feira e o perfil do evento serão discutidos por um grupo detrabalho formado pela Secretaria das Cidades.

O município de Barbalha, na região do Cariri, foiescolhido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) paraparticipar do Projeto de Fortalecimento de Capacidades para o DesenvolvimentoHumano Local. As Nações Unidas irão investir US$ 1,8 milhão em quatromunicípios brasileiros. Além de Barbalha, participam do projeto Abaetetuba(PA), Jaguarão (RS) e Marliéria (MG).

Projeto Cidades do Ceará

Barbalha já é beneficiada por ações do Governo doEstado em um programa semelhante ao das Nações Unidas. O projeto Cidades doCeará – Cariri Central – está sendo realizado pela Secretaria das Cidades parapromover o desenvolvimento econômico, melhorar a infra-estrutura urbana eampliar as capacidades institucionais dos municípios para a gestão regional doCariri. Serão investidos no projeto US$ 66 milhões, sendo US$ 46 milhõesfinanciados pelo Banco Mundial (BIRD) e R$ 16 milhões de contrapartida doGoverno do Estado do Ceará.

As ações estão baseadas em cinco importantes eixosestruturadores: turismo ecológico e de esportes e aventura (Flona e APA doAraripe); religioso (romarias); cultural (bandas cabaçais, artesanato, festas efeiras regionais); científico (Geopark, Museu de Palentologia); e de eventos enegócios. O projeto irá executar obras que são consideradas estruturantes parao desenvolvimento das nove cidades do Cariri Central.

PNUD

Além de Barbalha, os três municípios contempladoscom o projeto de Fortalecimento de Capacidades para o Desenvolvimento HumanoLocal: Abaetetuba (PA), Jaguarão (RS) e Marliéria (MG). Nos quatro municípios,serão investidos US$ 1,8 milhão, mas ainda não está definido quanto seráaplicado em cada cidade.

O dinheiro será usado para capacitar funcionáriosdas prefeituras, do setor privado e do terceiro setor a elaborar e por emprática políticas e projetos que contribuam para melhorias socioeconômicasinclusivas e sustentáveis na cidade.

A escolha dos municípios respeitou os critériosprincipalmente voltados para o desenvolvimento das potencialidades humanaslocais, prevendo uma continuidade após o término do programa.

Secretaria das Cidades

Giselle Dutra / Márcio Teles

Tel: (85) 3101-4462, (85) 8603-0569 e (85)8603-0369

www.cidades.ce.gov.br