Governo do Ceará irá instalar 150 fogões ecoeficientes na região do Jaguaribe

24 de junho de 2011 - 16:49

p>

Cento e cinqüenta famílias da região do Jaguaribeque utilizam fogão à lenha e que podem sofrer com problemas respiratórios irãoreceber fogões ecoeficientes do Governo do Estado. A entrega dos certificadosde benefício será feita durante o Governo em Minha Cidade,conhecido por Governo Itinerante, em Russas, neste sábado (25), a partir das9h. Os fogões afastam o risco de problemas respiratórios, diminuem problemascom queimaduras e economizam material combustível.

Serão entregues 30 fogões às famílias da Associaçãodos Moradores do Sítio Exu e Adjacências, no município de Morada Nova. AAssociação dos Moradores de Baixa Verde, em Milhã, também irá receber 30 fogõespara beneficiar famílias da região. Em Jaguaribara, a Associação Comunitáriados Trabalhadores do P. A. de Belas Flores será contemplada com 30 fogões, queserão entregues às famílias da área. Em Aracati, as 30 famílias beneficiadassão da Associação dos Moradores dos Encantos de Cruz. Outros 30 fogõesecoeficientes serão entregues às famílias da Associação Comunitária Renovadorade Laranjeiras, de Banabuiú.

Os fogões ecoeficientes são implantados pelaSecretaria das Cidades em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Sustentávele Energias Renováveis (IDER) por meio do Programa de Melhorias Habitacionais. Oequipamento ecoeficiente possui uma chaminé, eliminando totalmente a fumaça doambiente intra-domiciliar. Isso contribui significativamente para a diminuiçãodas doenças cárdio-respiratórias que atingem principalmente as mulheres ecrianças.

De acordo com estudos do Instituto deDesenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis (IDER), a instalação dosfogões ecoeficientes promove uma redução de cerca de 40% no consumo de lenha,de 28% nos casos de queimaduras e de 46% nos de doenças respiratórias.

O projeto também ajuda na geração de renda nascomunidades envolvidas, pois os fogões são instalados por pedreiros dospróprios municípios. Além disso, antes da implantação dos fogões são realizadasreuniões comunitárias para discutir a importância de preservação do meioambiente e a valorização da caatinga.

 

Secretaria das Cidades

Assessoria de Comunicação

Giselle Dutra / Márcio Teles

Tel: (85) 3101-4462, (85) 8603-0569 e (85)8603-0369

www.cidades.ce.gov.br       @scidades

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;