Secretaria das Cidades entrega casas no Cariri

24 de junho de 2011 - 16:17

p>

Oagricultor Francisco Pedro da Silva, 52 anos, é um dos 31 chefes de famíliasque receberam novas casas na Região do Cariri. Ele, que mora na zona rural do municípiodo Barro, lembra que morava em uma casa de taipa. ?Era uma casa ?véa? de barroe pau. A gente tinha uma terrinha, mas não tinha condição de construir uma casadecente?, reconhece. Francisco diz que sua renda ?só dá mesmo para comer? e quehoje tem uma vida mais saudável, longe de insetos que antes se alojavam nasfrestas do barro.

Ao todo, 31 famílias da Região Cariri receberam casas do Governodo Estado, por meio da Secretaria das Cidades. Esse investimento, de R$ 537mil, faz parte do

Programa Minha Casa Minha Vida – parasubstituição de casas de taipa, com recursos do Governo Federal e contrapartidado Governo do Estado. A entrega foi realizada nesta sexta-feira (24), pelamanhã, durante a realização do ?Governo em Minha Cidade?, no município doCrato.

Para o Programa Minha Casa Minha Vida, o GovernoFederal definiu para o

Estadodo Ceará o total de 51.644 unidades habitacionais, numa distribuição queconsiderou o déficit habitacional por Estado. Para municípios com até 50 milhabitantes, o Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, formalizouem 2010, o Termo de Acordo e Compromisso (TAC) com quatro instituiçõesfinanceiras. Serão 4.540 habitações, distribuídas em 109 municípios do interiordo Estado visando a substituição de casas de taipa.

Nesta sexta, houveentrega de chaves em três municípios. Em Barro, foram investidos R$ 162 milpara a construção de nove casas. Em Cariús, foram R$ 105 mil para erguer setecasas. Já no Cedro, foram R$ 270 mil para construção de 15 casas. As unidadeshabitacionais variam de 37 m² a 45m², com dois quartos, sala, cozinha ebanheiro.

Além disso, ogovernador Cid Gomes e o secretário Camilo Santana assinaram

a ordem de serviço da reforma dequatro praças e de avenidas no Crato, num investimento de R$ 5 milhões. Aspraças Alexandre Arraes, Da Sé, Siqueira Campos e Juarez Távora receberam áreasde lazer, padronização e uma importante intervenção para facilitar aacessibilidade.

Também foi assinada a ordem de serviçopara construção do Centro Multifuncional de Juazeiro do Norte, no valor de R$10.487.854,44. O Projeto traz uma estrutura anexa à Praça dos Romeiros, que iráreceber equipamentos do Estado, da Prefeitura e do Governo Federal paraatendimento à população, como sala de treinamento e autarquias. Além disso,haverá um anfiteatro com capacidade para 10 mil pessoas para missas e shows.

Também foi assinado o contrato deconsultoria para elaboração do estudo de viabilidade de construção doteleférico no município de Barbalha, a partir de um investimento de R$55.516,40.

Durante a solenidade do ?Governo em Minha Cidade?, noCrato, a Secretaria das Cidades ainda entregou os sites e o contrato deaquisição de mobiliário para nove municípios ? uma ação de apoio institucionalàs prefeituras. Para a criação dos sites, capacitação dos técnicos dasprefeituras para manter as páginas na rede, além de consultoria de empresaespecializada, o investimento foi de R$ 228.556,87. Já o custo do mobiliário foi de R$ 77.808,00. As prefeiturasbeneficiadas foram Barbalha, Crato, Farias Brito, jardim, Juazeiro do Norte,Caririaçu, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.

Assessoriade comunicação

GiselleDutra/Márcio Teles

Tel:85 3101-6244, 85 8603-0569 e 85 8603-0369

www.cidades.ce.gov.br