Secretaria das Cidades entrega obras no Cariri

24 de junho de 2011 - 11:58

p>Mais 31 famílias da Região Cariri receberão casas do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades. Esse investimento, de R$ 537 mil, faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida – para substituição de casas de taipa, com recursos do Governo Federal e contrapartida no valor de do Governo do Estado. A entrega será realizada nesta sexta-feira (24), durante a realização do ?Governo em Minha Cidade?, no município do Crato.
Para o Programa Minha Casa Minha Vida, o Governo Federal definiu, para o
Estado do Ceará o total de 51.644 unidades habitacionais, numa distribuição que considerou o déficit habitacional por Estado. Para municípios com até 50 mil habitantes, o Estado do Ceará, por meio da Secretaria das Cidades, formalizou em 2010, o Termo de Acordo e Compromisso (TAC) com quatro instituições financeiras. Serão 4.540 habitações, distribuídas em 109 municípios do interior do Estado visando a substituição de casas de taipa.
     Nesta sexta, haverá entrega de chaves em três municípios. Em Barro, serão investidos R$ 162 mil para a construção de nove casas. Em Cariús, serão R$ 105 mil para erguer sete casas. Já no Cedro, serão R$ 270 mil para construção de 15 casas. As unidades habitacionais variam de 37 m² a 45m², com dois quartos, sala, cozinha e banheiro.
    Além disso, o governador Cid Gomes e o secretário Camilo Santana assinarão a ordem de serviço da reforma de quatro praças e de avenidas no Crato, num investimento de R$ 5 milhões. As praças Alexandre Arraes, Da Sé, Siqueira Campos e Juarez Távora receberão áreas de lazer, padronização e uma importante intervenção para facilitar a acessibilidade.
Também será assinada a ordem de serviço para construção do Centro Multifuncional de Juazeiro do Norte, no valor de R$ 10.487.854,44. O Projeto traz uma estrutura anexa à Praça dos Romeiros, que irá receber equipamentos do Estado, da Prefeitura e do Governo Federal para atendimento à população, como sala de treinamento e autarquias. Além disso, haverá um anfiteatro com capacidade para 10 mil pessoas para missas e shows.
    Também será assinado o contrato de consultoria para elaboração do estudo de viabilidade de construção do teleférico no município de Barbalha, a partir de um investimento de R$ 55.516,40.
Durante a solenidade do ?Governo em Minha Cidade?, no Crato, a Secretaria das Cidades ainda entregará os sites e o contrato de aquisição de mobiliário para nove municípios ? uma ação de apoio institucional às prefeituras. Para os sites, o investimento foi de R$ 228.556,87. Já o custo do mobiliário foi de R$ 77.808,00. As prefeituras beneficiadas foram Barbalha, Crato, Farias Brito, jardim, Juazeiro do Norte, Caririaçu, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.
    Durante o Governo Itinerante, também será assinada a autorização para a construção de fogões ecoeficientes em imóveis que possuem fogão à lenha. O equipamento possui uma chaminé, eliminando a fumaça do ambiente domiciliar. Isso contribui para a diminuição das doenças cardio-respiratórias.
    De acordo com estudos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis (IDER), a instalação dos fogões ecoeficientes promove uma redução de cerca de 40% no consumo de lenha, de 28% nos casos de queimaduras e de 46% nos de doenças respiratórias. O projeto também ajuda na geração de renda nas comunidades envolvidas, pois os fogões são instalados por pedreiros dos próprios municípios. Além disso, antes da implantação dos fogões são realizadas reuniões comunitárias para discutir a importância de preservação do meio ambiente e a valorização da caatinga.

Assessoria de comunicação
Giselle Dutra/Márcio Teles
Tel: 85 3101-6244, 85 8603-0569 e 85 8603-0369
www.cidades.ce.gov.br