Secretaria das Cidades realiza trabalho técnico social

4 de julho de 2011 - 13:54

p>

A Secretaria das Cidades realiza,nesta quarta-feira (29), uma nova etapa do trabalho técnico social com ascomunidades beneficiadas pelo Projeto Maranguapinho. A partir das 15 horas, osecretário Camilo Santana, técnicos e assistentes sociais vão se reunir com 336famílias, que estão se mudando das áreas ribeirinhas.

Essas famílias vão ser reassentadasno novo residencial Juraci Magalhães, previsto para ser entregue no dia 30 dejulho. A obra faz parte do projeto Rio Maranguapinho. Na ocasião, serão feitasorientações sobre a mudança para a nova moradia.

A ação faz parte do trabalho técnicosocial desenvolvido durante os projetos da Secretaria das Cidades, em parceriacom os demais órgãos envolvidos. É trabalho de preparo. A gente vai dizercomo vai ser a mudança. Se a gente não orientá-los, o caminhão chega e eles dizem?peraí que eu ainda vou arrumar minhas coisas?, afirma Rita Calcides,orientadora da Célula de Assistência Social da Secretaria das Cidades.

Também serão feitas orientaçõessobre a correta utilização do sistema de energia elétrica. Para isso, foramconvidados técnicos da Companhia Energética do Ceará (Coelce). ?Além disso,também serão dadas orientações sobre como as famílias devem proceder pararegularizar débitos pendentes e como proceder com medidores de energia?,reforça Rita.

De lá, o secretário vai participarde uma reunião de apresentação do projeto Rio Cocó, a convite da Associação dosMoradores do Conjunto Palmeiras. Participarão os representantes dos locaisenvolvidos no projeto: comunidade Valdemar Alcântara, comunidade Unidos pelaPaz, Associação Comunitária do Palmeiras II, Comunidade São José, AssociaçãoBeneficente a Projetos do Conjunto Palmeiras e Associação Comunitária doPlanalto Palmeira.

ProjetoMaranguapinho

O projeto Rio Maranguapinho é amaior intervenção urbana do País e irá beneficiar cerca de 350 mil pessoas deFortaleza e Região Metropolitana. Estão sendo executadas obras de dragagem,construção de conjuntos habitacionais, urbanização das margens do rio ebarragem de contenção de cheias para evitar alagamentos. Ao todo, estão sendoinvestidos R$ 454.076.102,18, do Governo Federal, com recursos do Programa deAceleração do Crescimento (PAC), e do Governo do Estado. Até a conclusão do projeto, 9.422famílias que moravam às margens do rio estão sendo reassentadas com novasmoradias, permutas e indenizações.

Aintervenção urbanística prevê a construção de um parque ao longo do Rio Maranguapinho.Serão 23 km com 40 áreas urbanizadas, dotadas de espaço para convivência eequipamentos de lazer e esporte: 22 playgrounds, 23 áreas com equipamentos deginástica, seis pistas de skate, 18 quadras de voleibol, 17 campos de futebolde areia e 140 mil m² de calçadão.

Projeto Cocó

Previsto para iniciar no segundosemestre deste ano, o Projeto Cocó tem como área de intervenção os municípiosde Fortaleza, Pacatuba, Maracanaú e Itaitinga e está em fase de implantação. Oinvestimento ? da União, com contrapartida do Estado ? será de R$279.253.665,52.

Ao todo, 2400 famílias trocarão osantigos barracos pelas novas moradias construídas pelo Governo do Estado – pormeio da Secretaria das Cidades. O trabalho, realizado para que se tenha umanoção da realidade dos beneficiários, começa com o cadastramento. Com basenesses cadastros, é elaborado um diagnóstico para propor ações de intervençãourbana e social, como educação sanitária ambiental, geração de emprego e rendae mobilização e organização comunitária.

SERVIÇO:

ProjetoMaranguapinho

Escola Florival Alves Seraine. RuaItatiaia S/N – próximo à Praça do

Canindezinho – Bairro Canindezinho.

ProjetoCocó

Escola de Ensino Fundamental AldaciBarbosa. Avenida Val Paraíso, 155, Jangurussu.

Secretaria das Cidades ? Governo doEstado do Ceará

Giselle Dutra / Márcio Teles

Tel: (85)3101-4462 / (85)8603-0569 / (85)8603-0369

www.cidades.ce.gov.br