Sec. das Cidades já contratou mais de 38 mil moradias no CE

14 de julho de 2011 - 11:39

p>A dura realidade de famílias cearenses que vivem sem condições mínimas de higiene e conforto estão cada vez mais no passado. O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, já contratou, de janeiro de 2007 a junho deste ano, 38.004 habitações destinadas a essas pessoas que sofreram ao longo de décadas com a falta de estrutura adequada.

Já foram entregues 5.227 imóveis. Além disso, para o segundo semestre, a Pasta aguarda liberação de 1052 moradias. Esses projetos preveem construção de habitações de interesse social, além de indenizações, permutas e melhorias.  As moradias têm, em média, 45 m², dois quartos, sala, cozinha e banheiro.

Para buscar solucionar esse problema histórico, o Governo do Estado está à frente ou participa de 10 programas de habitação, em parcerias com União e municípios. São eles: Programa Minha Casa Minha Vida (PMCMV), Programa Leilão Habitacional, Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), Programa de Subsidio à Habitação (PSH), Programa Operações Coletivas (Resolução 518/460), Programa Pró-Moradia, Projeto Rio Maranguapinho, Projeto Rio Cocó, Projeto Dendê e casas construídas com 100% de recursos do Tesouro do Estado.

Além disso, o Estado ainda dá apoio ao Programa Minha Casa Minha Vida, nos financiamentos pela Caixa Econômica Federal (CEF). Neste caso, não se trata de ação direta, mas de um processo de indução à efetividade do programa.

Dentre os programas de construção de casas, destaca-se o projeto Maranguapinho, que prevê a construção de 6543 casas, parte já concluída e entregue.  Na sequência, o Leilão Habitacional, feito em parceria com as prefeituras, entregará 4812 moradias.

Do Programa Minha Casa Minha Vida, foram liberadas 4060. Pelo Programa Operações Coletivas, serão entregues 4263 casas. Já o programa Pró-Moradia já tem 2223 asseguradas. As casas em construção pelo Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS) e pelo Programa de Subsidio à Habitação (PSH) somam 2100.

O Projeto Rio Cocó, previsto para iniciar no segundo semestre deste ano, terá 1649 moradias. Enquanto o projeto de requalificação da comunidade do Dendê, em Fortaleza, prevê 1152 novas casas. Todas já com recursos garantidos.  Foram entregues ainda 150 novas moradias com 100% de recursos oriundos do Governo do Estado.

Quanto a indenizações, foram entregues 1486. Estão previstas mais 3170. As indenizações são concedidas aos beneficiários que optaram por não serem reassentados nos residenciais e destinam-se à aquisição de moradias em local de sua escolha, mas com acompanhamento pelo Estado.

Secretaria das Cidades – Governo do Estado do Ceará
Giselle Dutra / Márcio Teles
Tel: (85) 3101-4462  / (85) 8603-0569 / (85) 8603-0369
www.cidades.ce.gov.br