Cidades cria grupo interdisciplinar para discutir projeto Maranguapinho

1 de agosto de 2011 - 11:12

p>

A Secretaria das Cidades realizou, nesta terça-feira, aprimeira reunião do Grupo de Trabalho Interdisciplinar (GTI) do projetoMaranguapinho. O grupo, formado por representantes da própria Secretaria, alémde órgãos como Semace, SRH e Cagece, irá discutir com as comunidades ao longodo rio Maranguapinho o projeto de reurbanização do rio.

Segundo Marcelo Colares, que conduziu a reunião destaterça-feira, o GTI é importante para receber as sugestões dos moradores.Muitas informações importantes da região não estão nos livros, nasacademias ou nos escritórios de projetos. Há muito do conhecimento popular e damemória local que ajudam o nosso trabalho, afirmou. As reuniões serãoconduzidas pela Secretaria das Cidades em um escritório próximo às obras deurbanização do rio e ocorrerão sempre na última quinta-feira do mês. Alémdisso, estão previstas reuniões nos municípios de Caucaia, Maracanaú eMaranguape.

O projeto Maranguapinho já executou 1.800 metros deurbanização no trecho I e 700 metros no trecho II. Mas é importante que osmoradores tenham o sentimento de que isso que estamos fazendo é para eles.Essas reuniões ajudam nisso, afirma Marcelo.

Maior intervenção urbana do País, o Projeto Maranguapinhoirá beneficiar cerca de 350 mil pessoas de Fortaleza, Maracanaú e Maranguape.Estão sendo executadas obras de dragagem, construção de conjuntoshabitacionais, urbanização das margens do rio e barragem de contenção do riopara evitar alagamentos. Ao todo, estão sendo investidos R$ 497.548.859,29, doGoverno Federal, com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), edo Governo do Estado.

 

Barragem

Uma das principais etapas do projeto é a construção dabarragem, entre os municípios de Maranguape e Maracanaú. A obra ocupará 306,84 hectares,com capacidade de acumular um volume 9,3 milhões de m³ de água, que contribuirápara a redução da faixa de alagamento do rio em períodos de cheia, evitando quecerca de 20 mil famílias tenham as suas casas invadidas pelas águas doMaranguapinho. O valor do investimento para a barragem é de R$ 77.353.592,16,com recursos do Governo do Estado do Ceará.

Com a conclusão do Projeto Maranguapinho, um total de 9.422famílias que moram nas margens do rio serão reassentadas. As famílias tambémserão beneficiadas com as obras de urbanização que irão interligar à avenidaMister Hull e o 4º Anel Viário, em Maracanaú, com a construção de viaspaisagísticas, ciclovias, calçadão, nas duas margens, além da implantação deequipamentos de lazer.;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;