Barragem do rio Maranguapinho está com 96% das obras concluídas

12 de agosto de 2011 - 16:42

p style=text-align: justify;>A barragem de contenção de cheias do rioMaranguapinho, uma das principais etapas do maior projeto de reurbanização deFortaleza, está com 96,46% de suas obras concluídas. A construção da barragemestá sendo executada entre os municípios de Maranguape e Maracanaú. A obraocupará 306,84 hectares, com capacidade de acumular um volume 9,3milhões de m³ de água, que contribuirá para a redução da faixa de alagamento dorio em períodos de cheia.

Com a obra da barragem, calcula-se que será possívelevitar que cerca de 20 mil famílias tenham as suas casas invadidas pelas águasdo Maranguapinho durante os períodos de chuva. O valor do investimento para abarragem é de R$ 77.353.592,16, com recursos do Governo do Estado do Ceará.

ProjetoMaranguapinho

Com um investimento total de R$ 548.010.899.04, oprojeto Maranguapinho é um dos mais importantes projetos do Programa deAceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Dividido em cinco grandesações (dragagem, urbanização, habitação, barragem e esgotamento sanitário), oprojeto deve atender, diretamente, 350 mil pessoas de Fortaleza, Marancanaú,Maranguape e Caucaia.

O projeto Maranguapinho está retirando famílias deáreas de risco às margens do rio, transferindo-as para residenciais horizontaise verticais próximos às antigas casas. No local onde havia casas em áreas derisco, a Secretaria das Cidades está construindo vias paisagísticas, áreas delazer e ciclovias. Além disso, o rio está sendo dragado e uma grande barragemestá sendo construída para impedir novos alagamentos.

Márcio Teles
Secretaria das Cidades
Tel: (85) 3101-4462 e (85) 8603-0369
www.cidades.ce.gov.br