Secretaria faz mudanças no programa de kits sanitários

24 de agosto de 2011 - 10:44

p>

A Secretaria das Cidades irá adotar edital paraselecionar entidades interessadas em executar o programa de instalação de unidades sanitárias domiciliares (USD), conhecidos como kits sanitários. Segundoo modelo de seleção por edital, as associações terão de se candidatar e atenderexigências previstas pela Secretaria.

De acordo com o edital que será implantado, serãoselecionadas as entidades que conseguirem as maiores pontuações segundocritérios como experiência comprovada com movimentação de recursos públicos,participação em conselhos e comitês e carência da população beneficiada. Alémdisso, também será levado em consideração o Índice de Desenvolvimento Municipal(IDM) em que está localizada a entidade.

Outra mudança é o limite de recursos por entidade.A cada edital, os valores disponibilizados serão divulgados aos interessadoscom o limite de R$ 200 mil para as associações. O valor por cada kit se mantémem R$ 2 mil, orçado conforme tabela da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).Os recursos são do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Fecop). O edital prevê,ainda, que a relação de beneficiários apresentada pela associação à Secretarianão poderá ser alterada sem prévia autorização do governo. Também está sendofinalizado um manual de normas de execução do programa.

Poderão participar do edital pessoas jurídicas dedireito privado, sem fins lucrativos, legalmente constituídas há pelo menos 2anos, com sede e foro no Estado do Ceará. Cada entidade proponente só poderáparticipar com uma única proposta.

As inscrições deverão ser feitas exclusivamente viainternet, por intermédio do Sistema de Inscrição e Publicação de Edital (SIPE)localizado no site da Secretaria das cidades (www.cidades.ce.gov.br), a partirda data do lançamento do Edital no Diário Oficial do Estado.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografiae Estatística (IBGE) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV), 32% das mortes decrianças entre 1 e 6 anos de idade no Brasil são provocadas por falta decondições adequadas para higiene pessoal.

No Ceará, segundo a Pesquisa Nacional por Amostrade Domicílios (PNAD) do IBGE, existem mais de 170 mil imóveis sem banheiro.Esse número já foi bem maior. Segundo a mesma pesquisa, no ano de 2006, oEstado possuía 11,48% de seus domicílios sem banheiro ou sanitário. Em 2009,este percentual baixou para 7,8%.

Mudança na execução

A Secretaria das Cidades também está alterando a execução do programa deunidades sanitárias domiciliares (USD). Segundo o manual do programa, os kitssanitários deverão receber placa padrão com um número sequencial fornecido pelaSecretaria das Cidades para identificar a unidade construída. Além disso, seráexigido o georeferenciamento das unidades construídas.

Durante a execução do programa, a quantidade máxima por convênio serálimitada a 400 unidades (prefeituras) e 100 unidades (associações). Com isso,haverá, obrigatoriamente, prestação de contas a cada 100 unidades construídas(caso de prefeituras) e 25 unidades construídas (caso de associações).

Secretaria das Cidades

Ana Cristina Cavalcante / Márcio Teles

Tel: (85) 3101-4462 e (85) 8603-0369

www.cidades.ce.gov.br