Plano diretor é discutido na Assembleia Legislativa

1 de setembro de 2011 - 10:53

p> 

O Estatuto da Cidade e o Plano Diretor estão sendo discutidos na Assembleia Legislativa do Ceará durante a tarde desta segunda-feira (29). O secretário das Cidades, Camilo Santana, e o presidente da Assembléia, Roberto Cláudio, participam do seminário ?Cidade e seu estatuto: 10 anos de conquistas??, que é o tema do VI Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP). A abertura será às 14h30, no Plenário 13 de Maio. O evento segue na terça-feira.

 

O Estatuto da Cidade, lei aprovada em 2001, estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade urbana em prol do bem coletivo, da segurança e do bem-estar dos cidadãos, bem como do equilíbrio ambiental.

 

 

Segundo o Ministério das Cidades, 105 municípios cearenses têm obrigação de ter Plano Diretor no Ceará. Segundo o levantamento da Secretaria das Cidades, 72 municípios disseram ter plano diretor. A própria Secretaria das Cidades elaborou 50 planos. Os 22 restantes foram feitos com ajuda de Secretaria de Turismo (Setur), Secretaria de Infraestrutura (Seinfr), Aprece e outros órgãos.

 

 

Promovido pelo Instituto de Estudos e Pesquisas para o Desenvolvimento do Estado do Ceará (Inesp), um dos destaques do evento é o painel ?Cidade Desenho e a Redescoberta da Natureza?, que será apresentado pelo ex-presidente do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), arquiteto e urbanista Ciro Pirondi. Logo em seguida será debatido o tema A cidade e suas transformações: mudança e tradição com participação do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) – relator do Estatuto da Cidade – Campelo Costa, assessor da relatoria do Estatuto e o secretário das Cidades, Camilo Santana.

 

Na terça-feira, a programação começa às 9h30 no Complexo de Comissões Técnicas da AL. Pela manhã, será discutido o tema ?Estatuto da Cidade, Plano Diretor e Habitação?. O arquiteto e urbanista (UnB), Benny Schvarsberg, e o diretor administrativo do Instituto Brasileiro de Direitos Urbanísticos (IBDU), Henrique Frota, participam do debate.

 

 

– Com informações da Assembleia Legislativa

– Com informações da Assembleia Legislativa

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;