Portadores de deficiência física que moram em áreas de risco receberão apartamentos adaptados

5 de setembro de 2011 - 16:31

p>

A Secretaria das Cidades prepara licitação para aconstrução de três residenciais com apartamentos adaptados a portadores dedeficiência física com dificuldade de locomoção que moram em áreas de risco dorio Maranguapinho, em Fortaleza. Ao todo, 104 apartamentos serão adaptados para facilitaro acesso de cadeirantes. As famílias que possuem portadores de deficiência já foramcadastradas pela Secretaria.

Os apartamentos adaptados possuem dimensõessuperiores aos comuns. A área interna passa de 44,46 m² para 47,69 m², as portas dobanheiro e da entrada passam de 80 cm de largura para 90 cm e as paredes do banheiro recebem barrasde apoio.

Os três residenciais irão oferecer, ao todo, 1974apartamentos a famílias que hoje moram em áreas de risco às margens do rioMaranguapinho. Um investimento superior a R$ 62 milhões.

Segundo levantamento realizado em 2008 pelaSecretaria das Cidades, 123 pessoas com deficiência com dificuldade delocomoção vivem em imóveis às margens do rio. Além desses três residenciais queserão licitados nos próximos meses, outros empreendimentos também serãoadaptados.

Outra preocupação da Secretaria das Cidades é com aacomodação de famílias que possuem idosos. De acordo com levantamento da pasta,havia 1.150 idosos vivendo em uma das 51 áreas de risco do rio Maranguapinho.As famílias que possuem idosos têm preferência na realocação e recebem osapartamentos térreos ou são instaladas em residenciais horizontais. Cerca de190 idosos já receberam novos lares.

 

ProjetoMaranguapinho

Com um investimento total superior a R$ 810milhões, o projeto Maranguapinho é um dos mais importantes projetos do Programade Aceleração do Crescimento (PAC), do Governo Federal. Dividido em cincograndes ações (dragagem, urbanização, habitação, barragem e esgotamentosanitário), o projeto deve atender, diretamente, 350 mil pessoas de Fortaleza,Maracanaú, Maranguape e Caucaia.

 

Secretariadas Cidades

Assessoriade Comunicação

AnaCristina Cavalcante / Márcio Teles

Tel:(85) 3101-4462  (85) 8603-0369

www.cidades.ce.gov.br

@scidades

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;