Secretaria apresenta projetos de saneamento para o Cariri

5 de outubro de 2011 - 15:08

p>

O Conselho de Desenvolvimento e Integração Regionaldo Cariri (Condirc) realizou, nesta segunda-feira (03), no auditório doInstituto Federal Tecnológico, em Juazeiro do Norte, o Seminário de SaneamentoAmbiental da Região Metropolitana do Cariri.

Com o tema ?Universalização do Saneamento Básico noCariri Cearense?, o evento teve o objetivo de esclarecer o projeto desaneamento básico dos três níveis do governo para a Região Metropolitana doCariri.

O secretário das Cidades, Camilo Santana, ministroupalestra sobre políticas públicas para os serviços de abastecimento de água e esgotamentosanitário. Santana também recebeu sugestões da população que estivepresente ao evento. O secretário alertou para a importância da população fazera ligação intradomiciliar da rede de esgoto nas áreas em que o serviço éoferecido. ?Os índices de cobertura, principalmente na área de saneamento doponto de vista do esgotamento sanitário, ainda são muito baixos no Estado doCeará. E aqui, na região do Cariri, também. Então, esse debate é importante etem que ser feito com os prefeitos, com a sociedade civil organizada, para quepossamos encontrar alternativas para garantir qualidade á água dos mananciaisdo Cariri?, disse. 

Também participaram do evento o assessor especial da Secretaria Nacionalde Saneamento do Ministério das Cidades, Josué Longo, os prefeitos de Barbalha,José Leite, e Farias Brito, José Vandevelder de Freitas, e a presidente doCondirc, Clairiane Viana, além de representantes do Banco do Nordeste,prefeituras de Juazeiro do Norte e da Funasa.

O evento ainda contou com a presença de váriossegmentos da sociedade civil, movimentos sociais da região, empresários,representantes de associações e cooperativas, instituições representativas,ONG?s, membros de conselhos municipais de desenvolvimento sustentável, decomitês de bacia e comunidade em geral.

O secretário das Cidades, Camilo Santana, enalteceuo evento por debater um assunto importante para o Cariri, como o impactoambiental e o tratamento da água, dos esgotos e dos resíduos sólidos.

 

Cominformações de Bruno Morais.

 

Secretaria das Cidades

Assessoria de Comunicação

Ana Cris Cavalcante / Márcio Teles

Tel: (85) 3101-4462 e (85) 8603-0369

www.cidades.ce.gov.br

@scidades

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;