Ceará participa de conferência mundial de montanhas famosas

11 de outubro de 2011 - 15:41

p>

O secretário dasCidades, Camilo Santana, viaja, neste domingo (9), para os Estados Unidos paraparticipar da 3ª Conferência da Associação das Montanhas Famosas do Mundo (WFMA ? sigla em inglês), em Portland, no estadode Oregon. O evento, que será realizado de 10 a 14 de outubro, tem o objetivo dedesenvolver políticas de preservação das características naturais de grandesmontanhas.

O secretário e outrostrês técnicos irão representar o Ceará no evento internacional e apresentar asações voltadas para as quatro montanhas cearenses reconhecidas pela WFMA: Geopark Araripe, os monólitos de Quixadá e asSerras da Ibiapaba e Guaramiranga. Fazem parte da comitiva cearense os técnicos RitaBezerra e Marcelo Carvalho, responsável pelo projeto na Secretaria das Cidades,e a consultora do Banco Mundial, Monica Amorim.

A Secretaria das Cidades promove o desenvolvimentoterritorial sustentável, valorizando sua paisagem e agregando valor aosdiferentes produtos desses territórios. Além da conservação das montanhas e seuaproveitamento para a promoção do turismo.

Fazem parte desse projeto os estudos arqueológicose ambientais, identificação e mapeamento das rotas e trilhas das montanhas,projeto arquitetônico e sinalização desses pontos turísticos, estudo deidentificação dos costumes, gastronomia e artesanato desses territórios.

Os territórios cearenses foram aceitos como membrosda Associação em outubro de 2010, a partir da solicitação da Secretaria das Cidades,durante a 2ª Conferência das Montanhas Famosas, realizada em Jiangxi, na China.A WFMA é um espaço voltado para a realização de parceria e articulação de açõesentre os pontos de visitação turística participantes. Apenas o Ceará, de todosos estados brasileiros, tem quatro territórios fazendo parte da Associação.

 

MontanhasFamosas

 

AAssociação Mundial das Montanhas Famosas foi fundada em outubro de 2009, emLushan, na China. Ela é composta pelo Geopark Araripe, monólitos de Quixadá,Serra da Ibiapaba e Serra da Guaramiranga, no Ceará; Monte Lushan, na China;Monte Tai, na China; Monte Hood, nos Estados Unidos; Geopark BergstasseOdenwald, na Alemanha; Nature Park Eisenwurzen, na Áustria; Monte Gambier, naAustrália; Chocolate Hills, nas Filipinas; Table Mountain, na África do Sul;Kilimanjaro, na Tanzânia; Association Montana, Montanha Gaina, na Romênia; eMontanha Covasna, também na Romênia.

 

Secretaria das Cidades

Assessoria deComunicação

Ana Cris Cavalcante / MárcioTeles

Tel: (85) 3101-4462 e(85) 8603-0369

www.cidades.ce.gov.br

@scidades

 

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;