Em clima de festa Cid Gomes e Camilo Santana inauguram residencial Juraci Magalhães

20 de outubro de 2011 - 10:55

p>        Noresidencial inaugurado, na manhã desta terça-feira (18), são 28 blocos deapartamento, cada um com três andares. São imóveis com dois quartos, sala,cozinha e banheiro. Também fazem parte do conjunto, três praças com playground,duas ruas pavimentadas, rede de abastecimento de água, rede coletora de esgoto,rede elétrica nos apartamentos e rede de iluminação pública. No ResidencialJuraci Magalhães, o investimento foi de R$ 9,2 milhões.

        Deacordo com o secretário Camilo Santana, a primeira etapa do projeto, quecompreende as obras de dragagem e urbanização, deve ser concluída até o fim de2012. ?Com a entrega dos conjuntos habitacionais Miguel Arraes e Rachel deQueiroz serão resolvidas cerca de 70% das ações de realocação de famílias quevivem em áreas de risco?, explicou. Camilo adiantou, ainda, que conseguiu aaprovação da segunda etapa do Projeto junto ao Programa de Aceleração doCrescimento (PAC 2), do Governo Federal, e deverá beneficiar outras 2 milfamílias.

        Aindadurante a inauguração, o titular das Cidades destacou que estão sendorealizados trabalhos de acompanhamento social junto as famílias com o objetivode criar oportunidades para os moradores. ?Há um trabalho de capacitação de mãode obra sendo executado nas comunidades, com atividades como oficinas,treinamentos, entre outras?, resumiu. Camilo lembrou que há duas semanas esteveno residencial, durante a entrega das chaves das moradias às famíliasbeneficiadas. ?Ter a oportunidade de ver a felicidade no rosto de cada famílianos estimula e nos dá mais energia para continuar trabalhando no intuito demelhorar a vida dos cearenses?, concluiu.  

       

Governador

Para o governador Cid Gomes, só quem viveuo sofrimento de morar em uma casa improvisada, às margens de um rio, reconhecea importância de projetos como o de urbanização do Rio Maranguapinho. Segundo oGovernador, além das unidades habitacionais, está sendo construída uma barragempara regularizar as cheias, a dragagem do rio, e a reurbanização das margens doRio, com a construção de áreas de lazer.

        Durantea inauguração, a aposentada Antônia Almerinda Gomes emocionou-se: ?Estou muitofeliz porque a nossa moradia está maravilhosa. Antes morávamos quase dentro doRio e hoje estamos com nossas casas novas com nossas famílias e nossosvizinhos?, comemorou.

         

Residencial Juraci Magalhães

Construído para atender às famílias doTrecho III do projeto Rio Maranguapinho que moram nas áreas de risco e sofremconstantemente com alagamentos  provocados pelo assoreamento do rio, pelaspéssimas condições sanitárias, alta vulnerabilidade social e margilidade.

Das 336 famílias atendidas no conjunto,169 são do Trecho III-A entre a Avenida Osório de Paiva e Jardimfluminense (margem esquerda). As outras 164 famílias são provenientes do trechoIII-B entre a avenida jardim Fluminense e o Anel Viário(margemesquerda).

Nesses trechos, já foram retiradas 893famílias para os residenciais Juraci Magalhães, Blanchard Girão eindenizações. Ao todo, serão remanejadas 3889 famílias nesses trechos(III-A e III-B).


Rio Maranguapinho

O projeto Rio Maranguapinho tem como áreade intervenção a Região Metropolitana de Fortaleza, mais especificamente osmunicípios de Fortaleza, Maranguape, Maracanaú e Caucaia. 

São intervenções que inclui obras de controle e amortecimento de ondas de cheias, dragagem do rio, obras de urbanização, saneamento e obras de habitação popular.

 

Secretaria das Cidades

Assessoria deComunicação

Tel: (85) 3101-4462 e(85) 8603-0369

www.cidades.ce.gov.br

@scidades

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;