Barragem do Rio Maranguapinho será entregue até o fim do ano

26 de outubro de 2011 - 16:30

p>

        A barragem que fará o controle de cheias do Rio Maranguapinho está com 97,31% de obras prontas.  Com a construção do reservatório será possível controle e calibre das águas durante os meses de janeiro e junho, quando as chuvas são mais intensas, e vazão de perenização entre os meses de julho e dezembro, período de chuvas menos regulares. Para a construção da barragem, os investimentos dos governos Estadual e Federal chegam a R$ 79 milhões.

 

        A previsão, de acordo com a Secretaria das Cidades, é de que a barragem seja inaugurada até o fim deste ano de 2011. Para a conclusão, ainda segundo a secretaria, estão sendo executadas obras na parede principal de concreto.

 

        A barragem está localizada na divisa dos municípios de Maranguape e Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Serão quatro comportas com válvulas dispersoras que serão operadas pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogeh). O volume hidráulico armazenável chega a 9.350.000,00 metros cúbicos.

 

        As obras da barragem foram iniciadas em junho de 2009 e segundo o gerente do projeto, Marcelo Colares, em todo o projeto do Rio Maranguapinho, já foram retirados 480 mil metros cúbicos de entulho. ?Isso equivale a 50 mil carretas carregadas. Estamos fazendo um trabalho para que o Rio fique limpo comportado na calha dele?, explicou o gerente do projeto, Marcelo Colares.

 

 

 

Rio Maranguapinho

 

Dividido em cinco grandes ações (dragagem, urbanização, habitação, barragem e esgotamento sanitário), o projeto deve atender, diretamente, 350 mil pessoas de Fortaleza, Maracanaú, Maranguape e Caucaia.

 

O projeto Maranguapinho está retirando famílias de áreas de risco às margens do rio, transferindo-as para residenciais horizontais e verticais próximos às antigas casas. No local onde havia casas em áreas de risco, a Secretaria das Cidades está construindo vias paisagísticas, áreas de lazer e ciclovias. Além disso, o rio está sendo dragado e uma grande barragem está sendo construída para impedir novos alagamentos.

 

 Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades

comunicação@cidades.ce.gov.br /85 3101.4462