PEHIS será apresentado a gestores municipais

8 de novembro de 2011 - 16:17

p>

A Secretaria das Cidades, por meio da Coordenadoria deHabitação, apresenta nesta segunda e terça-feira, dias 7 e 8, o Plano Estadualde Habitação de Interesse Social (PEHIS) elaborado para diagnosticar a situaçãohabitacional no Estado. O plano será apresentado a gestores municipais. Nestasegunda-feira (7), a apresentação acontece às 9 horas, na sede da UniversidadeRegional do Cariri (Urca), em Juazeiro do Norte. Na terça-feira (8), será a vezdos prefeitos dos municípios que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza(RMF), conhecerem os detalhes do (PEHIS). O encontro acontecerá às 9 horas, noMagna Hotel, em Fortaleza.

Além de dar o panorama da situação habitacional do Estado, oPlano dará as orientações e diretrizes para o planejamento do setorhabitacional local, tanto na área urbana quanto rural, com foco especial nahabitação de interesse social. ?Isso facilita o planejamento para sabermosexatamente onde iremos aplicar os recursos adquiridos, bem como requalificarhabitações precárias existentes, e também identificar que tipo de moradia aspessoas desejam e como será feito o acesso a esta moradia?, explica CamiloSantana.

O titular das Cidades acrescenta que o (PEHIS) serve comofacilitador na alocação de recursos para novas construções, requalificação dedomicílios já existentes, porém precários e manutenção de áreas de lazer. ?Deposse destas informações do PEHIS, com a participação da população, se aponta oscaminhos para os municípios proporem, incentivarem e executarem ações quevenham a melhorar a vida de seus moradores? finaliza Camilo.

O Plano foi elaborado após o trabalho de identificação nosmunicípios de áreas e populações que apresentaram perfis socioeconômicos edemográficos com características habitacionais urbanas classificadas comosubnormais, precárias, de risco geológico e ou ambiental e ou social. Aelaboração contou com a participação da comunidade durante o processorepresentada pela sociedade civil organizada com a realização de audiênciaspublicas. Foram três etapas: a primeira foi a proposta metodológica, a segundao diagnóstico do setor habitacional e, por fim, as estratégias de ação, queresultaram em um conjunto de diretrizes e instrumentos de ação e intervençãopara o setor da habitação de interesse social do Ceará.

Secretaria das Cidades

Tel: (85) 3101-4462, (85) 8603-0369

e-mail: comunicacao@cidades.ce.gov.br

www.cidades.ce.gov.br