O que é

9 de novembro de 2011 - 17:42

A Secretaria das Cidades foi criada na gestão do Governador Cid Gomes com a missão de promover o equilíbrio espacial, econômico, social e ambiental do estado, buscando de forma integrada o desenvolvimento urbano, local e regional do Ceará. É responsável por elaborar e implementar políticas temáticas de desenvolvimento urbano, desenvolvimento regional e local, e ordenamento territorial, bem como das políticas setoriais nas áreas de habitação, acessibilidade urbana e saneamento ambiental, esta última executada por meio de entidade vinculada à Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE.

Sua atuação de apoio aos municípios cearenses é promovida por meio de quatro coordenadorias temáticas:

  • Desenvolvimento Urbano
  • Desenvolvimento e Integração Regional
  • Habitação
  • Saneamento Ambiental

Para implantar a Política Estadual de Desenvolvimento Urbano, a Secretaria das Cidades coordena e acompanha a elaboração de projetos especiais envolvendo planejamento urbano, estruturação, acessibilidade e mobilidade urbanas, desenvolvimento metropolitano, aglomerados urbanos, fortalecimento institucional dos municípios e melhoria dos processos de gestão do desenvolvimento urbano e regional.

Missão

Promover o equilíbrio espacial, econômico, social e ambiental, buscando de forma integrada o desenvolvimento urbano, local e regional do Estado do Ceará. Ser referência nacional em melhores práticas, com capacidade de resposta rápida e com foco nos resultados.


Principais Clientes

  • Prefeituras
  • Associações Comunitárias
  • População de baixa renda
  • Sociedade Civil
  • Secretarias do Estado e vinculadas
  • Conselhos Regionais e Municipais
  • Universidades