CE é o 1º estado do Nordeste a concluir o PEHIS

11 de novembro de 2011 - 14:11

p>

O secretário das Cidades,Camilo Santana, apresentou nesta terça-feira (8), em Fortaleza, o PlanoEstadual de Habitação de Interesse Social (PEHIS). O Ceará foi o primeiroEstado do Nordeste a concluir o Plano, utilizando a metodologia indicada peloMinistério das Cidades que prevê a análise dos déficits qualitativos,quantitativos, bem como a capacidade administrativa dos municípios.

De acordo com o secretário Camilo, a partir dodiagnóstico  apresentado, serão traçadasas prioridades para o setor habitacional do Estado.  ?Além da criação de um Comitê para gerenciaressas ações, nós vamos, a partir das ações implementadas pelos governosestadual e federal reduzir o déficit apresentado no PEHIS?, explica. Ele citaprogramas como o Minha Casa Minha Vida, programa de melhorias habitacionais,entre outos.

Segundo o relatório do Plano, o déficit habitacional noCeará é de 608 mil unidades. A análise também concluiu que o déficit dehabitações em condições inadequadas é de cerca de 800 mil unidades. Isso,segundo Camilo Santana, representa um investimento da ordem de R$ 14 bi, nospróximos treze anos. ?Esse Plano vai otimizar a aplicação de recursos e nosorientar no planejamento de todas as nossas ações na área da habitação e napolítica estadual que hoje é comandada pela Secretaria das Cidades?, resume.

A apresentação foi acompanhada por prefeitos, secretáriosmunicipais, representantes de organizações não governamentais e da sociedadecivil. O PEHIS foi apresentado na última segunda-feira (7), em Juazeiro doNorte e será apresentado na Região Norte do Ceará.

Secretaria das Cidades

Tel: (85) 3101-4462, (85) 8603-0369

e-mail: comunicacao@cidades.ce.gov.br

www.cidades.ce.gov.br