Camilo Santana defende engajamento da população no fortalecimento da RMC

23 de novembro de 2011 - 10:56

p>O secretário das Cidades, Camilo Santana, defendeu nesta terça-feira (22), maior engajamento da sociedade no fortalecimento da Região Metropolitana do Cariri (RMC). A afirmação aconteceu durante encontro de prefeitos que compõem a Região, realizado na Universidade Regional do Cariri e que contou com uma palestra da pesquisadora Tânia Bacelar.

Durante o debate, Camilo Santana afirmou que o momento  ?é de consolidar o processo de formação da região metropolitana, unindo gestores e população para pensar a Região?, avalia. Ele destaca que o Projeto Cidades do Ceará que já está sendo executado no Cariri, vai fortalecer a Região Metropolitana pensando na lógica do desenvolvimento. ?Esse processo é participativo. Escolhemos o turismo e o setor calçadista para trabalharmos seu fortalecimento, com uma vertente com investimento na infraestrutura e fortalecimento institucional, ou seja, a idéia é consolidar a experiência de outros modelos pensando nas nossas especificidades?, afirmou.

Para o titular das Cidades,  entre os avanços, destacam-se a participação dos gestores municipais nas discussões junto ao Ministério das Cidades para reconhecimento da Região Metropolitana do Cariri. ?Além dos gestores, devemos mobilizar a população para o fortalecimento da nossa Região?, concluiu.

De acordo com a professora Tânia Bacelar, a formação da Região Metropolitana do Cariri se dá em um momento de fortalecimento da economia local, em consonância com o crescimento econômico brasileiro. Para ela, são muitos os desafios para consolidar a região metropolitana, mas isso deve ser feito de forma partilhada, entre Governo do Estado, governos municipais, sociedade civil e setores produtivos.

O evento contou com a participação da Reitora da URCA, Otonite Cortez, prefeitos, vereadores, secretários municipais, professores e imprensa.

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades c/ colaboração de Tarso Araújo
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3101.4462

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;