Coordenadoria de Obras Urbanas

1 de dezembro de 2011 - 18:22

A Secretaria das Cidades conta com a Coordenadoria de Desenvolvimento Urbano e Territorial – CODUT responsável pela promoção do planejamento e da execução da Política de Desenvolvimento Urbano e Regional, integrando fatores territoriais, sociais, ambientais e econômicos. Compete ainda à CODUT, coordenar e acompanhar a elaboração de projetos envolvendo: planejamento urbano e metropolitano, obras de estruturação urbana, fortalecimento dos municípios e da base econômica local e regional.

Na área de ordenamento e estruturação urbana foram investidos, pelo governo estadual até julho de 2013, R$ 20 milhões em ações que beneficiaram 67 municípios. As ações contemplavam obras de urbanização e recuperação de margens de recursos hídricos, pavimentação, construção e reforma de praças, construção e reforma de prédios públicos e obras de drenagem.

Atualmente está em acompanhamento a execução de 91 obras distribuídas em 79 municípios, com previsão de conclusão no final de 2013, com o aporte de aproximadamente R$ 53 milhões de recursos estaduais.

No que diz respeito ao fortalecimento da base econômica local e regional, a CODUT atua em projetos de natureza econômica para aglomerações e arranjos produtivos do Estado, que podem contribuir para a redução das desigualdades interregionais. Desde 2010, a Secretaria das Cidades vem apoiando, por meio de edital, 76 projetos produtivos, o que resulta num investimento total de R$ 14 milhões, sendo 50% de recursos do Governo do Estado e o restante do BNDES. Cabe também à CODUT, a coordenação executiva do Núcleo Estadual de Apoio a Arranjos Produtivos Locais – NEA APL/CE.

• Ordenamento e Estruturação Urbana

PDDU´S