Cidades do Ceará: Prefeitos se reúnem com representantes do BID

2 de dezembro de 2011 - 14:01

p>O secretário das Cidades, Camilo Santana, reuniu nesta sexta-feira (2), representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que cumprem missão no Ceará, e prefeitos das regiões Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú. O encontro aconteceu no gabinete da Secretaria das Cidades, e discutiu as ações que serão financiadas pelo Banco, por meio do Projeto Cidades do Ceará II – Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú.

De acordo com o secretário Camilo Santana, o projeto prevê a aplicação de U$ 106 milhões nas duas regiões, para a criação de pólos regionais de desenvolvimento. ?Com o projeto nós estamos buscando inverter essa lógica que concentrou, por muitos anos, os investimentos na Capital e sua região metropolitana?, explicou. Camilo acrescentou é importante a parceria e o acompanhamento dos prefeitos municipais, para o andamento do projeto. A demanda de ações deve ser apresentada ao Banco, na primeira semana de março de 2012, quando representantes da instituição voltam ao Estado.

Na Secretaria, já foi criada a Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP), que dará suporte aos municípios na elaboração dos projetos.  Os recursos serão aplicados em ações de melhoria de infraestrutura, fortalecimento institucional e apoio aos arranjos produtivos locais.

No Ceará, de acordo com dados da Secretaria do Planejamento e Gestão, a expectativa é de que a capacidade de investimentos do governo estadual chegue de R$ 4 bilhões. ?Nossa busca é por soluções para que os municípios tenham situação favorável e condições melhores para trabalhar e viver?, concluiu Camilo.

Da reunião, participou também o secretário adjunto das Cidades, Eugênio Rabelo, o presidente do Ideci, Júlio César, além de representantes da Secretaria do Planejamento e Gestão.

comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3101.4462

;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;