Barragem vai controlar cheias do Rio Maranguapinho

6 de fevereiro de 2012 - 19:32

Construída na fronteira dos municípios de Maranguape e Maracanaú, terá um volume hídrico de 9.350.000,00 m³

As obras de construção da barragem de controle de cheias do Rio Maranguapinho estão em fase de conclusão. Com a chegada do período de chuvas, uma das preocupações do poder público tem sido com as famílias que ainda vivem em áreas de risco. Só nas margens do Rio Maranguapinho serão reassentadas mais de 9 mil famílias, parte delas, para os treze conjuntos habitacionais que estão em construção, por meio da Secretaria das Cidades. A outra parte das famílias decidiu pelo recebimento de indenizações.

A barragem foi construída na fronteira dos municípios de Maranguape e Maracanaú e terá um volume hídrico armazenável de 9.350.000,00 metro cúbicos. Toda a obra envolve recursos de aproximadamente R$ 100 mi, parte do Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e parte de contrapartida do Governo do Estado. Com a barragem, será possível o controle e o amortecimento de ondas de cheias, visando diminuir a faixa de inundações.

Além da construção da barragem e da retirada das famílias de áreas de risco, o Projeto Rio Maranguapinho terá ainda obras de desassoreamento (dragagem do rio) e obras de urbanização e saneamento.

03.02.2012
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5262
Priscila Teixeira