Secretário visita obras da ETA-OESTE

6 de fevereiro de 2012 - 17:00

A previsão é de que a estação seja visitada pela presidenta Dilma Roussef, na próxima terça-feira (07)

O secretário das Cidades, Camilo Santana, visitou nesta sexta-feira (3), as obras da nova Estação de Tratamento de Água, que está sendo construída pela Cagece, no conjunto Araturi, no município de Caucaia, denomidada de ETA Oeste. Com a unidade, a água tratada chegará diretamente a mais 650 mil pessoas, melhorando o abstecimento de famílias que vivem na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). A previsão, é de que as obras sejam visitadas pela presidente Dilma Roussef, na próxima terça-feira (07), durante sua passagem pelo Ceará.
 
Após concluído, o projeto aumentará a vazão de água para 5 metros cúbicos por segundo, chegando à metade da capacidade atual da ETA Gavião (que abastece Fortaleza, Caucaia e Maracanaú). Esta segunda etapa, que está em execução e que deverá ser concluída até o fim de 2012, consiste na construção de 7 filtros, um reservatório pulmão de água tratada, uma estação elevatória e uma adutora de 11,7 km, com 1.500 de diâmetro.
 
Na primeira fase, executada pela Secretaria de Recursos Hídricos (SRH) e finalizada no final de 2010, a estrutura ficou com capacidade de produzir 1,5 m³ por segundo de água tratada. A primeira etapa constou de seis filtros descendentes, uma estação elevatória, um reservatório elevado, um sistema de aplicação de produtos químicos, um sistema de lavagem de gases, além de toda a área administrativa da estação.
 
A ETA-Oeste é composta por cinco módulos de filtração de água – uma filtração simples e quatro filtrações duplas – cada uma com vazão variável entre 1,5 m³/s e 5 m³/s. Possui, ainda, dentre outras dependências, a administração e laboratório, casa de bombas, subestação de energia ao nivel do solo de 2000 KVA/13.800-380/220 V, lagoa de adensamento e secagem de lodo, produtos químicos, componentes de uso a câmara de contato, reservatório de água de lavagem, estação elevatória de água de lavagem de filtros, tanque de recepção e equalização de água. A visita também foi acompanhada pelo secretário adjunto das Cidades, Eugênio Rabelo, e pelo presidente da Cagece, Gotardo Gurgel.
 

03.02.2012
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5262
Priscila Teixeira