Rio Maranguapinho: famílias do trecho II recebem indenizações

7 de março de 2012 - 00:00

O objetivo da Secretaria das Cidades é indenizar todas as famílias até o fim de junho

As famílias que residem na margem direita do trecho II (entre as avenidas Fernandes Távora e Osório de Paiva), do projeto Rio Maranguapinho, executado pela Secretaria das Cidades, deverão receber as indenizações até o fim do próximo mês de junho. A previsão é da equipe de técnicos sociais da coordenadoria de Projetos Especiais da SCidades. Para isso, os profissionais estão realizando um amplo serviço de atendimento às famílias. Diariamente são atendidas aproximadamente 36 famílias, de um total de 1.392.

De acordo com a assistente social, Rita Dias, o trabalho de atendimento as famílias acontece paralelo ao conjunto de intervenções composto por importantes ações de urbanização, habitação popular, saneamento e dragagem.

Os técnicos sociais têm a missão de realizar visitas domiciliares, reuniões e plantões sociais a fim de orientar as comunidades sobre o risco de morarem às margens do rio. As famílias recebem dos profissionais sociais a explicação necessária sobre o processo de desapropriação dos locais ocupados. Dessa forma, a família pode  optar por ser transferida para os residenciais construídos pelo Governo do Estado, ou por receber indenizações equivalentes ao laudo técnico realizado por uma empresa licitada pela SCidades. O processo de indenização das famílias é o último processo, depois dos passos de conscientização realizados pelos técnicos sociais do Projeto.

As famílias que estão sendo indenizadas são convocadas pela SCidades, por meio de convite com data e horário marcados. A indenização varia de acordo com o imóvel de cada família.

Residenciais em fase de conclusão

Mais dois conjuntos habitacionais estão em fase de conclusão. Os residenciais compõem o Projeto Rio Maranguapinho e serão finalizados até o fim do primeiro semestre do ano. Juntos abrigarão mais de 1.500 famílias que serão transferidas das margens direita e esquerda do trecho II do Rio Maranguapinho.

O Projeto Rio Maranguapinho prevê, além do reassentamento de famílias que vivem em áreas de risco, obras de controle e amortecimento de cheias, obras de dragagem do rio e obras de urbanização com a construção de equipamentos sociais nas margens do rio. Só com as unidades habitacionais, o governo estadual está investindo cerca de R$ 254 milhões.

07. 03.2012
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5262