Missão do BID aprova projeto do Programa Cidades II

9 de março de 2012 - 00:00

O projeto será encaminhado para aprovação final pela diretoria do banco, em Washington

A missão do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) aprovou o projeto de US$ 106,6 milhões apresentado pelo Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú (Cidades II), desenvolvido pela Secretaria das Cidades. A partir desta aprovação, o relatório elaborado pela missão, que esteve em Fortaleza durante esta semana, será encaminhado à diretoria do BID, em Washington – onde receberá aprovação final para a liberação dos recursos. O financiamento é voltado para investimentos em infraestrutura e tem contrapartida do Governo do Estado. A aquisição será destinada preferencialmente às cidades-polo do projeto.

Os investimentos do BID serão aplicados em obras de estruturação das avenidas de contorno, revitalização das áreas urbanas, construção de mercados, construção de aterros sanitários e requalificação de centros históricos. Sobral, no Vale do Acaraú e os municípios de Limoeiro do Norte, Russas e Morada Nova, que integram a região do Vale do Jaguaribe serão as cidades atendidas pelo projeto. Os municípios localizados nas microrregiões também serão contemplados com o Programa Cidades II.

Segundo o secretário das Cidades, Camilo Santana, o projeto irá proporcionar também o fortalecimento dos governos municipais. “A ideia é investir o orçamento na infraestrutura e também desempenhar o desenvolvimento das prefeituras, gerando treinamentos com gestores municipais afim de provocar planos diretores de mobilidade, saneamento entre outros. O projeto pretende criar um modelo de gestão para gerenciar obras desse porte nas regiões do Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú – suscitando o desenvolvimento das prefeituras, e proporcionando o crescimento da economia da população por meio dos Arranjos Produtivos Locais (APLs)”, afirma o secretário.

Para o chefe da missão do BID, Huascar Eguino, o financiamento permitirá as cidades melhorar a sua estrutura viária, bem como requalificar as áreas urbanas dos municípios. “Ao longo dessa análise, consideramos o projeto tecnicamente maduro e que consiste na dinamização do progresso das cidades”, destaca Eguino.

A previsão do processo de aprovação final pela diretoria do BID em Washington está previsto para até junho. A partir desta data as primeiras obras já serão licitadas. A expectativa é que as ações sejam iniciadas no segundo semestre deste ano.

09. 03.2012

comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249