Investimentos fortalecem Geopark Araripe

20 de março de 2012 - 13:41

 

Durante a inauguração da sede, Camilo Santana anunciou investimentos de mais R$ 7,7 milhões para o território

 

“O Geopark Araripe une vários eixos, quer sejam científicos, econômicos, culturais ou turísticos e daí a necessidade de investimentos por parte do poder público”. A declaração é do secretário das Cidades, Camilo Santana, durante a solenidade de inauguração da sede do Geopark Araripe, localizada no município do Crato. A construção da sede é fruto de uma parceria dos governos Federal e Estadual.

 

Além de sede estruturada para receber o público, o Geopark Araripe está recebendo investimentos da ordem de R$ 7,7 milhões, por meio do Programa Cidades do Ceará – Cariri Central, executado pela Secretaria das Cidades. São ações de sinalização turística, elaboração de plano de negócios, aquisição de mobiliário, veículos, bem como obras de infraestrutura e melhoria dos geossítios do Geopark Araripe.

 

Localizado no sul do Ceará, na região do complexo sedimentar do Araripe, o GeoPark Araripe possui formações rochosas de diversos períodos, principalmente do Cratáceo Inferior, com registro da separação dos continentes. Inicialmente foram delimitadas 7 localidades, denominadas de Geotopes, criteriosamente selecionados e protegidos. A diversidade do território, suas paisagens e a riqueza geológica da região, fazem do GeoPark Araripe um dos geoparks mais completos do mundo.

 

Da solenidade, também participaram a reitora a Urca, Otonite Cortez, o corrdenador do Geopark Araripe, Patrício Melo, os deputados estaduais Sineval Roque e Antônio Carlos e prefeitos da Região do Cariri.

 

Sede

 

Localizada num espaço de 437 metros quadrados de área construída, a sede do GeoPark Araripe dispõe de salas, auditório, galeria – onde poderão ser realizadas exposições sobre os diversos temas relacionados ao território, cozinha e banheiros. A obra do empreendimento é uma ação do Programa de Mesorregiões da Chapada do Araripe (Promeso), que visa o desenvolvimento da região.

 

 

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5262
Priscila Teixeira