Rio Maranguapinho: margem receberá replantio da mata ciliar

23 de março de 2012 - 10:53

 

A ação integra as comemorações da Festa Anual das Árvores, e será realizada nesta segunda-feira (26), às 9 horas

  

    A margem esquerda do Rio Maranguapinho receberá, nesta segunda-feira (26), o replantio da mata ciliar. A ação integra as comemorações da Festa Anual da Árvore e acontece no trecho I, entre a Avenida Fernandes Távora e a Rua Graco Cardoso, em Fortaleza, às 9 horas. A iniciativa é uma parceria da Secretaria das Cidades com Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente.  
  

   Serão plantadas 600 mudas de planta nativa, em uma área de aproximadamente 6 mil metros quadrados. As mudas serão plantadas por moradores do entorno e estudantes de escolas públicas. Durante toda esta semana, técnicos da Secretaria das Cidades realizaram palestras com a comunidade com o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente.
  

   O rio Maranguapinho dá nome ao maior projeto de intervenção urbana do Ceará, o Projeto Rio Maranguapinho. Da área que receberá o replantio, já foram retiradas mais de 500 famílias que viviam em áreas de risco. Atualmente, estão sendo executadas obras de urbanização no trecho.  

O Projeto

   O Projeto Rio Maranguapinho tem como área de intervenção a Região Metropolitana de Fortaleza, mais especificamente os municípios de Fortaleza, Maranguape, Maracanaú e Caucaia.

   Constitui-se de uma combinação de intervenções que inclui: obras de controle e amortecimento de ondas cheias, visando diminuir a faixa de inundações, além de reduzir o número de famílias realocáveis; obras de desassoreamento (dragagem do rio); obras de urbanização e saneamento e; obras de habitação popular, para remanejamento de famílias vivendo em áreas de risco ao longo do Rio Maranguapinho.

 

Serviço:
Replantio da mata ciliar do Rio Maranguapinho
Data: 26 de março de 2012
Horário: 9 horas
Local: Avenida Senador Fernandes Távora esquina com a Rua Alves Batista (Ponte do Genibaú)

 

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5262
Priscila Teixeira