Começa reflorestamento da margem do Rio Maranguapinho

27 de março de 2012 - 09:52

 

          “As obras e ações desenvolvidas no Rio Maranguapinho estão transformado a vida das famílias, no entanto, é fundamental que a comunidade compreenda que o mais importante é a recuperação e revitalização do rio.” A declaração do secretário das Cidades, Camilo Santana, tenta sensibilizar aos moradores das margens do Rio Maranguapinho sobre a necessidade de manter o rio saudável. Nesta segunda-feira (26), Camilo acompanhado do governador Cid Gomes e do presidente do Conselho e Gestão do Meio Ambiente, Paulo Henrique Lustosa, deu início ao plantio de mudas nativas na margem do Rio Maranguapinho. Ao longo de todo o trecho serão plantadas 1000 mudas.

       

O Rio Maranguapinho dá nome a um projeto executado pelo Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, Projeto Rio Maranguapinho. São 23 quilômetros de intervenções e é considerada a maior obra de urbanização do Programa de Aceleração do Crescimento, do Brasil. De acordo com Camilo Santana, só no trecho I, que está recebendo o plantio de mudas, moravam 1.200 famílias em áreas de risco e que já foram transferidas para um dos treze conjuntos habitacionais que estão sendo construídos pelo governo estadual.


O titular das Cidades também acrescenta que o trecho já está em fase de conclusão, para ser inaugurado e que recebeu obras de saneamento da Cagece. “Estamos procurando dotar as famílias de toda infraestrura, bem como, orientações necessárias. Com o saneamento, vamos evitar que o esgoto seja lançado no rio novamente”, diz. E finaliza: “Estamos fazendo a nossa parte e contamos que a comunidade faça a dela também”, conclui Camilo.


Já o governador Cid Gomes, destacou o trabalho executado pela Secretaria das Cidades     tanto na retirada de famílias das áreas de risco, construção de equipamentos sociais, quanto em ações diretas no rio, como a dragagem, construção de barragem e recuperação.

       

 

Projeto:

O Projeto Rio Maranguapinho tem como área de intervenção a Região Metropolitana de Fortaleza, mais especificamente os municípios de Fortaleza, Maranguape, Maracanaú e Caucaia.  Constitui-se de uma combinação de intervenções que inclui: obras de controle e amortecimento de ondas cheias, visando diminuir a faixa de inundações, além de reduzir o número de famílias realocáveis; obras de desassoreamento (dragagem do rio); obras de urbanização e saneamento e; obras de habitação popular, para remanejamento de famílias vivendo em áreas de risco ao longo do Rio Maranguapinho.



Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades

comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5262

Priscila Teixeira