APLs aquecem economia de 40 famílias de Quixadá

28 de março de 2012 - 12:17

 

A  Associação recebeu da Secretaria das Cidades investimentos de R$ 144 mil

Cerca de 40 famílias da Associação Comunitária Boa Água, do município de Quixadá, no Sertão Central, foram contempladas pela Secretaria das Cidades, por meio do I Edital de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs). O programa que aporta recursos do Fundo Estadual de Combate a Pobreza (Fecop) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) investiu R$ 144 mil nas ações.

A Associação Comunitária Boa Água, organizada pelos moradores do município, foi criada para desenvolver projetos de confecção e artesanato local e também promover a qualidade de vida das mulheres e viabilizar sua inserção no mercado de trabalho, por meio de uma de uma atividade produzida e idealizada no próprio município.

A associação foi contemplada com a construção de um galpão de 200 metros quadrados e com a aquisição de 11 máquinas de costura, destinadas às 25 mulheres que lideram a associação. O objetivo principal da comunidade é promover a qualidade de vida das famílias da região por meio de uma atividade empreendedora, promovendo a inclusão social.

Segundo o secretário das Cidades, Camilo Santana, esses projetos apoiados pela Secretaria promovem a identidade cultural do nosso estado. “Esses grupos desempenham uma pesquisa a fim de resgatar as raízes culturais locais e agregar valor às peças produzidas na região”, afirma Camilo.

Para D. Maria, uma das associadas, um dos resultados imediatos, obtidos foi a sensibilização das costureiras para criarem a própria marca para o mercado de moda feminina. “A expansão de ideias imprimiu um novo ritmo à confecção e, conseqüentemente, à comercialização dos produtos criados”, destaca.

28.03.2012
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207-5249
Luan Herculano