Aterro Sanitário Consorciado do Cariri atenderá a dez municípios

24 de abril de 2012 - 10:36

 

A região do Cariri terá um aterro sanitário consorciado. O projeto executivo de implantação do aterro está sendo concluído pela Secretaria das Cidades. A previsão é de que as obras sejam licitadas no início do segundo semestre de 2012. A área em estudo, de aproximadamente 100 hectares, fica situada na divisa dos municípios de Caririaçu e Juazeiro do Norte.

 

O aterro atenderá aos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Altaneira, Caririaçu, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri. O investimento é de aproximadamente R$ 13 milhões, oriundos do financiamento do Governo do Estado com o BIRD, e Governo Federal, por meio da Funasa.

 

De acordo com técnicos da Coordenadoria de Saneamento Ambiental, da Secretaria das Cidades, os estudos ambientais da área serão encaminhados para a Semace. Enquanto aguarda aprovação, serão feitos os planos de fechamentos dos lixões existentes, revisão do plano de gestão, planos de operação, monitoramento e recuperação das áreas, entre outros. A previsão de conclusão do projeto executivo é no próximo mês de julho. Também estão sendo realizados estudos arqueológicos e etnohistórico exigidos pelo Iphan, além de estudo aviário exigido pela aeronáutica.  

 

A gestão do aterro será consorciada com os municípios que serão atendidos. Os estudos para implantação do aterro tiveram início em 2009 e já foram analisadas 17 áreas em diversos municípios da região.

 

24.04.2012

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249
Priscila Teixeira