Implantação do Centro de Inovação Tecnológica de Calçados é discutida no Cariri

25 de abril de 2012 - 15:31

 

A Região do Cariri ganhará, em breve, um Centro de Inovação Tecnológica de Calçados (CIT). A instalação do equipamento foi debatida nesta terça-feira (24), no Sebrae, em Juazeiro do Norte. Do encontro, participaram representantes da Secretaria das Cidades, Sebrae, Senai, Urca e UFC.

O objetivo é oferecer para as empresas calçadistas da região,  através de parceria com SEBRAE, novas tecnologias de gestão e de processos, para que as empresas possam ser fortalecidas, e as mesmas possam demandar os serviços dessas instituições. Conforme técnicos da Secretaria das Cidades, a região foi escolhida pela referência no pólo calçadista, uma vez que o Cariri tem o segundo maior pólo calçadista do País.
 
Para o técnico da SCidades, César Rêgo, o CIT é um projeto que a Secretaria vem discutindo ao longo dos meses e o objetivo é dotar a região de um centro de inteligência, onde se possa buscar novas tecnologias. “As empresas de calçados, são a vertente do desenvolvimento da região onde as empresas parceiras são fundamentais para o sucesso do centro” disse César.

Já para o representante do Sebrae, Germano Blhum, a reunião foi positiva, uma vez que as entidades acreditam que o Centro pode contribuir na questão da competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios na região, focado no setor de calçados.

De acordo com a consultora técnica do governo estadual, Tereza Mota, as instituições devem estar a serviço das empresas, pois são elas que vão demandar o serviço. “O Centro será gerido pelos empresários do segmento calçadista do pólo, Governo do Estado através da Secretaria das Cidades, e contará com as parcerias do BNB, Senai e SEBRAE” disse.

O projeto será apresentado a representantes do Banco Mundial para viabilização de recursos para equipamentos, estabelecer os acordos de cooperação que vão fortalecer essa rede, acordos institucionais e mostrar o plano validado pelos empresários aos consultores do banco.

25.04.2012
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249
Bruno Morais – Cariri