Programas da SCidades são apresentados durante II Marcha Municipalista

25 de abril de 2012 - 16:51

Nesta quarta-feira (25), o secretário Camilo Santana conversou com prefeitos, no Centro de Negócios do Sebrae

O secretário das Cidades, Camilo Santana, apresentou aos prefeitos cearenses um panorama de todos os programas executados pela Secretaria das Cidades do Estado. O encontro aconteceu durante a II Marcha Municipalistas, promovida pela Aprece, no Centro de Negócios do Sebrae, em Fortaleza.

De acordo com o representante do Governo Estadual, a SCidades é a segunda maior secretaria estadual em volume de investimentos no Monitoramento de Ações e Projetos Prioritários do Governo do Estado (MAPP). “São cifras da ordem de R$ 1,2 bilhão”, revela Camilo.

Na ocasião, ele anunciou o número de unidades habitacionais destinadas ao Ceará, através do Programa do Governo Federal, Minha Casa Minha Vida II. “Serão 6.210 unidades habitacionais em municípios com população inferior a 50 mil habitantes”, comemorou. Destas, 2260 serão executadas pelo governo estadual.  Em todo o País, serão investidos R$ 2,8 bilhões na construção de 107 mil moradias. No Ceará, cada unidade construída receberá subsídio de R$ 25 mil da União, com contrapartida de R$ 3 mil do Estado.

Camilo também citou os projetos de infraestrutura urbana, do programa Cidades do Ceará, que contemplam três regiões diferentes do Estado e afirmou que no Cariri, já são sete obras em andamento. Ele acrescentou que também estão sendo executados programas de melhorias habitacionais, de saneamento básico e urbanização. “Por meio do Programa de Cooperação Federativa, temos 370 obras em 173 municípios, este ano. São mais de R$ 100 milhões em ações de urbanização”, destacou.

Marcha Municipalista do Ceará

A II Marcha Municipalista do Ceará, que acontece até o dia 25 de abril, tem como tema este ano a Sustentabilidade dos Municípios Cearenses. Além de apresentar as demandas e reivindicações dos municípios à sociedade cearense, governo estadual e federal, pretende também estabelecer um amplo espaço de exposição de painéis de boas práticas executadas nos municípios, de intercâmbio de experiências e de grandes oportunidades para a realização de parcerias ou negócios que apontem na perspectiva da promoção do desenvolvimento das municipalidades.

comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249
Priscila Teixeira