Secretário das Cidades confere certificação do Geopark Araripe no Japão

11 de maio de 2012 - 11:23

 

O Geopark Araripe receberá, durante a realização do 5º Congresso Internacional da Unesco sobre o tema – o Geoparks 2012, a certificação verde. O evento acontece de 12 a 15 de maio na cidade Shimabara Nagazaki, no Japão e reúne representantes de Geoparks do mundo todo. Para conferir, foram ao evento o secretário das Cidades, Camilo Santana, e coordenador do projeto, Patrício Melo.

 

O selo representa a aprovação dos projetos desenvolvidos pelo Geopak durante os primeiros quatro anos de criação. O projeto possui nove geossítios em seis cidades do Cariri e é o único nas Américas, sendo hoje importante impulsionador para que novos Geoparks sejam criados no Brasil e países da América do Sul.

 

O secretário das Cidades destaca a importância da participação do Estado no evento, para integração de experiências. O selo representa a revalidação de todo o processo de elaboração e criação do projeto do Geopark Araripe, segundo Camilo, possibilitando o aval internacional da Rede Global de Geoparks, da Unesco.

 

O evento envolve palestras a respeito do Geopark por meio da coordenação e técnicos que estarão presentes nos debates. “Será uma forma de fortalecer as parcerias, com apresentação do Geopark Araripe durante a conferência”, acrescenta.

 

Camilo também destaca os novos investimentos. “Nesta nova fase serão aplicados cerca de R$ 7 milhões em projetos, numa parceria da Secretaria das Cidades com o Banco Mundial. Além da fase de sinalização dos geossítios nos Municípios, serão adquiridos novos veículos. Outro grande volume de investimentos será realizado na área de infraestrutura nos geossítios da Colina do Horto; na área da Cachoeira de Missão Velha, onde será inserida uma proteção; e em Santana do Cariri”, cita.

 

A certificação verde, melhor escala de avaliação, para o projeto Geopark Araripe, foi anunciada na Conferência Européia de Geoparks, na Noruega, no final do ano passado. Com a viagem do secretário Camilo Santana, assume interinamente o cargo o secretário adjunto Eugênio Rabelo.

 

 

11.05.2012

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5262/ @scidades

Priscila Teixeira