Aterro sanitário será instalado em Limoeiro do Norte

14 de maio de 2012 - 11:59

 

O aterro será consorciado com outros nove municípios da região Vale do Jaguaribe

O Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, irá instalar no município de Limoeiro do Norte, no Vale do Jaguaribe, um aterro sanitário consorciado entre dez municípios da região. O projeto faz parte de um convênio celebrado entre a SCidades junto ao Ministério das Cidades. Os investimentos para a execução das obras serão oriundos do Governo Federal com contrapartida do Estado. Para o secretário das Cidades, Camilo Santana, projetos como esse auxiliam na reestruturação sanitária de todo o estado do Ceará.

Dos municípios da região do Vale do Jaguaribe, 10 deles serão responsáveis pela gestão do aterro consorciado. São eles: Limoeiro do Norte, Alto Santo, Ererê, Iracema, Palhano, Potiretama, Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

De acordo com Camilo Santana, a conclusão da elaboração do projeto viabilizará a captação de recursos futuros para a execução das obras do aterro sanitário. “O objetivo do Governo do Estado em parceria com o ministério das Cidades é desempenhar um grande trabalho sanitário em todos os municípios do Ceará” destaca Camilo.

Os passos de elaboração do projeto desenvolvido pela Coordenadoria de Saneamento Ambiental (Cosam)  são executados por meio da caracterização da área escolhida, estudos geotécnicos, serviços topográficos, bem como diagnóstico do sistema atual de resíduos sólidos, estudo de viabilidade socioeconômica, estudos ambientais entre outras ações que compõem a execução do aterro sanitário. O projeto de elaboração do aterro de Limoeiro do Norte está em fase de licitação.

Aterros

Além do aterro de Limoeiro de Norte e da região do Cariri, mais três projetos de consórcio estão sendo desenvolvidos, atualmente, pela Secretaria das Cidades. Os projetos concentram-se nos municípios de Aracati, Acaraú e Tauá.

 

14. 05.2012
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249
Luan Herculano