Geopark Araripe recebe Selo Verde da Unesco

15 de maio de 2012 - 14:40

 

O Geopark Araripe é apoiado pela Secretaria das Cidades, que irá investir cerca de R$ 7 milhões no projeto nos próximos dois anos

O Geopark Araripe recebe o Selo Verde durante o 5º Congresso Internacional da Unesco sobre Geoparks. O evento reúne representantes de geoparks do mundo inteiro. O secretário das Cidades, Camilo Santana, e o vice-reitor da Universidade Regional do Cariri (Urca), Patrício Melo, compõem a comitiva cearense na solenidade. O congresso, realizado na cidade Shimabara Nagazaki, no Japão, ocorre desde o último dia 12 e segue até esta terça-feira (15). O Geopark Araripe é apoiado pela Secretaria das Cidades, que investirá cerca de R$ 7 milhões no projeto nos próximos anos. A entrega da certificação acontece durante a programação do congresso desta terça-feira (15).

A certificação verde, entregue ao Geopark Araripe, é a maior na escala de avaliação da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O selo representa também a aprovação dos projetos desenvolvidos pelo Geopak durante os primeiros quatro anos de criação, por meio da Urca. O projeto conta com nove geossítios. Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Nova Olinda e Santana do Cariri são as cidades que sediam o único núcleo de geopark nas Américas, sendo hoje importante impulsionador para que novos geoparks sejam criados no Brasil e países da América do Sul.

O Ceará tem sido o principal incentivador desse processo de certificação de geoparks e chegou a realizar encontros nacionais e internacionais para estimular a candidatura de outras regiões do Brasil.

Geopark Araripe

O Geopark Araripe está localizado ao sul do Ceará, na porção cearense da Bacia Sedimentar do Araripe e abrange área aproximada de 3,5 mil km². As principais ações visam conservação das características naturais da região, o geoturismo e a geoeducação, sempre voltados ao desenvolvimento sustentável do território.

 

15.05.2012
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249
Luan Herculano