Produção artesanal transforma a vida de famílias de Campos Sales

21 de maio de 2012 - 11:34

 

São 18 famílias beneficiadas com os investimentos recebidos pela Secretaria das Cidades

A Associação dos Artesãos de Campos Sales, na região do Cariri, encontraram na produção artesanal, sustento para mais de 18 famílias do município. A comunidade foi contemplada pela Secretaria das Cidades, por meio do I Edital de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APLs). O programa que aporta recursos do Fundo Estadual de Combate a Pobreza (Fecop) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES) investiu mais de R$ 38 mil em ações de apoio aos empreendedores.

 

O grupo, organizado pelos moradores do município, foi criado para desenvolver projetos de confecção e artesanato local, utilizando couro, palhas de milho e sobras de materiais reciclados que dão origem a outros produtos, garantindo assim a  independência financeira e qualidade de vida das famílias.
Sandálias rasteiras, bolsas, chaveiros, artesanatos de palha em geral são alguns dos artefatos produzidos pela comunidade.

 

A associação foi contemplada com a aquisição de máquinas e equipamentos, como: prensa para reciclagem de papel, picotador, máquina de orlar, máquina lixadeira, bem como máquina de cortes, balancim, máquina de costura industrial, assim como computador e impressora. A meta da associação é melhorar a renda dos sócios e abrir novos mercados para a venda dos produtos, além de promover a qualidade de vida das famílias da região por meio de uma atividade empreendedora.

 

Para D. Fátima, uma das associadas, um dos resultados imediatos, foi o aumento da produtividade, melhoria na qualidade do produto e diversificação dos produtos. “Graças APLs apoiados pelo Governo do Estado, o nosso projeto está concluído e funcionando. Ele está mudando a vida de toda a nossa gente”, destaca a associada.

 

21.05.2012
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207-5249
Luan Herculano