Operação financeira com BID garantirá desenvolvimento regional

23 de maio de 2012 - 21:00

O empréstimo de US$ 106 milhões será aplicado nas regiões Vale do Jaguaribe e Vale do Acaraú

O encontro realizado nesta quarta-feira (23) entre representantes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) junto a equipe da Secretaria das Cidades, resultou na definição dos primeiros ajustes de negociações para a assinatura do contrato que prevê investimentos na ordem de US$ 106,6 milhões. O Programa Cidades do Ceará Vale do Jaguaribe/Vale do Acaraú atenderá os municípios polo das regiões envolvidas. Entre os projetos pré-aprovados estão: mercado público de Russas; reurbanização da Avenida do Contorno de Limoeiro do Norte e a restauração do Sítio Histórico de Sobral.

Durante a reunião entre representantes da instituição financeira e do governo  foram discutidos os principais termos de negociações apontados para a concretização de assinatura do contrado. De acordo com o coordenador responsável pelo projeto, Rogério Leite,  o processo ainda passará por aprovação de órgãos federais em Brasília e a previsão é de que as primeiras ordens de serviços sejam firmadas nos próximos 90 dias.

Segundo o secretário das Cidades, Camilo Santana, a assinatura do contrato garantirá o fortalecimento econômico e o desenvolvimento regional do Estado. “Com o encontro de hoje mais um passo foi dado para a consolidação desse projeto que visa investir o orçamento na infraestrutura, além de provocar planos diretores de mobilidade, saneamento entre outros”, conclui Camilo.

O chefe da missão do BID, Huascar Eguino, destaca que todo o trabalho técnico já foi concluído e aprovado, o processo agora está trâmites para a contratação final. “O financiamento permitirá as cidades melhorar a sua estrutura viária, bem como requalificar as áreas urbanas dos municípios. Ao longo dessa análise, consideramos o projeto tecnicamente maduro e que consiste na dinamização do progresso das cidades”, destaca Eguino.

Ajustes finais

A missão de Análise do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais do Ceará, do Banco, visitou os projetos, em março deste ano. Durante a programação, foram realizadas reuniões para discutir ações voltadas à melhoria da infraestrutura das cidades polo; o fortalecimento da capacidade de gestão dos governos municipais, e apoio ao estabelecimento do setor produtivo. No inicio de maio a Missão de Análise organizada pelos comitês do BID, aprovou o financiamento de US$ 106 milhões, em Washington (EUA).

23.05.2012
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249