Redes de Várzea Alegre alcançam mercado exterior

31 de maio de 2012 - 11:21

 

São 27 famílias beneficiadas com investimentos da Secretaria das Cidades

“Entre os fios e linhas que perpassam pelas tramas feitas de nossas mãos, construímos a realidade que queremos”. Essa é a afirmação de contentamento expressada por D. Maria Lúcia, artesã que compõe a equipe da Associação dos Fabricantes de Redes e Bordados de Várzea Alegre, no Centro-Sul do Estado. A organização que contempla 27 famílias do município foi beneficiada com o I Edital dos Arranjos Produtivos Locais (APLs), apoiados pela Secretaria das Cidades. O grupo de artesãos recebeu investimentos de mais de R$ 131 mil com recursos  do Fundo Estadual de Combate a Pobreza (Fecop) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social (BNDES).

Com o suporte da SCidades, as famílias de Várzea Alegre, adquiriram todo o maquinário necessário para o início da confecção das redes. Objetos como mesas de acoplar, cadeiras, impressora, aparelho de fax, bem como mesas para corte e insumos como linhas e tecidos fazem parte do acervo de trabalho ofertado à associação.

Para o titular da pasta, Camilo Santana, esses projetos apoiados pela Secretaria promovem a melhoria de vida das pessoas que descobrem no artesanato, uma forma de gerar renda para o sustento de suas famílias. “A nossa intenção além de dar suporte as associações com equipamentos, é também, de capacitar e oferecer cursos de aperfeiçoamento aos profissionais que na arte de criar encontram meios de se destacarem fora do nosso Estado”, observou Camilo que avisa que a Secretaria já está executando projetos do II Edital.

De acordo com D. Gorete, artesã, associada, mãe de quatro filhos, o objetivo principal da associação era de promover o fortalecimento logístico e comercial do grupo de confecção. “Depois que fomos contemplados pelo projeto apoiado pelo Governo do Estado, houve a elevação da renda das famílias, criamos catálogos com novos produtos, desenhados de acordo com as tendências de mercado. Nossas redes hoje são conhecidas até, no mercado exterior” afirma com emoção a empreendedora.

31.05.2012
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207-5249
Luan Herculano