Governador e secretário das Cidades inauguram residencial Rachel de Queiroz

4 de junho de 2012 - 16:07

 

Este é o quarto residencial entregue pelo governo estadual, dos 13 conjuntos habitacionais que compõem o Projeto Rio Maranguapinho

O governador do Estado do Ceará, Cid Gomes, acompanhado do secretário das Cidades, Camilo Santana, inaugurou na manhã desta segunda-feira (04) o residencial Raquel de Queiroz, em Fortaleza. A construção do residencial recebeu investimento de R$ 8,861 milhões. Será beneficiado um total de 324 famílias, todas oriundas das áreas de risco ao longo das margens do Rio Maranguapinho. Este é o quarto residencial entregue pelo governo estadual, dos 13 conjuntos habitacionais que compõem o Projeto Rio Maranguapinho, o maior na área de mobilidade urbana do Ceará e um dos maiores do País.

Localizado na região sudoeste da Capital, o residencial fica no bairro Bom Jardim – próximo à divisa tríplice Fortaleza-Caucaia-Maracanaú. São 27 blocos, de três andares cada, com apartamentos de 44,45 metros quadrados de área construída – sendo dois quartos, sala, banheiro, cozinha e área de serviço.

Segundo o secretário Camilo Santana, com a entrega do Rachel de Queiroz, e em breve do Miguel Arraes, juntos, os empreendimentos atenderão a cerca de 70% das ações de realocação das famílias que residem em áreas de risco. Camilo adiantou, ainda, que a barragem do rio Maranguapinho já está pronta, finalizando mais uma etapa de urbanização do projeto. A barragem construída tem por função regularizar as cheias, a dragagem, e a reurbanização das margens do Rio, com a construção de áreas de lazer.

DSCN2867

Para o governador Cid Gomes, mais uma etapa foi vencida, no objetivo constante que o Governo do Estado tem em dar suporte para as famílias que vivem nas margens do rio e sofrem por morar em casas improvisadas, sujeitas aos efeitos das chuvas e alagamentos. “Somente as pessoas que residem em locais sem condições de moradia, sabem o valor que é ter uma casa de verdade para morar e reconhecem a importância de projetos como o de urbanização do Rio Maranguapinho”, afirmou.

Durante a inauguração o governador fez a entrega simbólica das chaves dos apartamentos a três famílias, sendo um dos imóveis adaptados para deficientes físicos.  O morador Luiz Carlos, em seu discurso de agradecimento, relatou que a casa própria era um sonho que foi realizado graças ao projeto Rio Maranguapinho. “Eu e minha família estamos muito felizes porque hoje moramos em algo seguro. Antes morávamos quase dentro do Rio e hoje estamos com nossas casas novas com nossas famílias e nossos vizinhos”, comemorou.

Residencial

O residencial conta com praças, dotadas de playground, ruas pavimentadas, rede de abastecimento de água, rede coletora de esgoto, rede elétrica nos apartamentos e rede de iluminação pública. “Com a entrega dos conjuntos habitacionais Rachel de Queiroz e, logo depois, Miguel Arraes serão resolvidas cerca de 70% das ações de realocação de famílias que vivem em áreas de risco”, explicou o secretário das Cidades, Camilo Santana.


Quem foi Rachel de Queiroz

A cearense Rachel de Queiroz, nasceu na cidade de Quixadá no dia 17 de novembro de 1910. Foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista prolífica e importante dramaturga brasileira.

Autora de destaque na ficção social nordestina. Foi primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Em 1993, foi a primeira mulher galardoada com o Prêmio Camões, equivalente ao Nobel, na língua portuguesa. Ingressou na Academia Cearense de Letras no dia 15 de agosto de 1994 na ocasião do centenário da instituição.

Morreu em 4 de novembro de 2003, vítima de problemas cardíacos, no seu apartamento no Rio de Janeiro, dias antes de completar 93 anos.


Viva o Bairro

Logo após a inauguração do residencial Rachel de Queiroz, o titular das Cidades, Camilo Santana e o governador Cid Gomes lançaram o Projeto “Viva o Bairro”, que incide na revitalização das fachadas das casas, por meio de pintura, localizadas às margens do Rio Maranguapinho. A ação ocorreu na urbanização do trecho I do Projeto Rio Maranguapinho, localizado entre as avenidas Mister Hull e Fernandes Távora. O evento foi encerrado com uma caminhada, onde as autoridades puderam conferir o resultado do mutirão realizado pelos moradores. “O Governo do Estado tem o prazer de ter a Hidracor como parceira nesse projeto que teve como objetivo repaginar as casas remanescentes do rio Maranguapinho”, observou o secretário.

Rio Maranguapinho

O projeto Rio Maranguapinho tem como área de intervenção a Região Metropolitana de Fortaleza, mais especificamente os municípios de Fortaleza, Maranguape, Maracanaú e Caucaia.  

São intervenções que inclui obras de controle e amortecimento de ondas de cheias, dragagem do rio, obras de urbanização e saneamento e obras de habitação popular.

 

Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249
@scidades