Rio Cocó: instalação de barragem é discutida em Audiência Pública

13 de junho de 2012 - 10:44

O debate acontece às 14 horas desta quarta-feira, no bairro Conjunto Palmeiras, em Fortaleza

Representantes da Secretaria das Cidades participam, nesta quarta-feira (13), às 14 horas, da Audiência Pública de Apresentação do Projeto de Construção da Barragem do Rio Cocó. A ação integra o Projeto Rio Cocó, executado pela secretaria das Cidades, que prevê também ações de dragagem do Rio, urbanização das margens e construção de unidades habitacionais. O encontro reunirá membros da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), da Prefeitura Municipal de Fortaleza, do Poder Legislativo, e representantes da sociedade civil.

Na ocasião, serão discutidos diversos temas ligados às intervenções do projeto, em especial a aprovação da licença prévia de instalação da barragem do rio Cocó. O objetivo é expor todas as ações previstas para o Projeto. A cada audiência pública será apresentado um novo tema que é colocado em destaque por meio de discussões para a aprovação dos representantes de órgãos envolvidos, na questão ambiental, bem como da população local. Cada ação será aprovada individualmente em cada audiência pública.

Durante a apresentação serão exibidos os dados técnicos dos estudos realizados para a implantação da barragem que integra o objeto de licenciamento ambiental do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) da Semace. Além da barragem, também serão esclarecidos as comunidades envolvidas com o projeto, assuntos relacionados aos eixos principais do projeto, como dragagem, urbanização e reassentamento das famílias que vivem às margens do Rio Cocó. Após o processo de licença prévia, o próximo passo incide na licença de instalação que consiste no inicio das obras da barragem.

Projeto Rio Cocó

O Projeto do Rio Cocó tem como área de intervenção os municípios de Fortaleza, Pacatuba, Maracanaú e Itaitinga. Constitui-se de uma combinação de intervenções entre obras de barragem, dragagem e a construção de unidades habitacionais. O conjunto destas obras proporcionará a redução da faixa de inundações e alagamentos e irá beneficiar um número ainda maior de famílias, superior àquelas contempladas com remanejamento das áreas de risco. No total serão beneficiadas, aproximadamente 8.315 famílias. O Projeto envolve recursos da ordem de R$ 280 milhões.

Serviço:
Projeto Rio Cocó: Instalação da barragem é discutida em Audiência Pública