Ações do programa de polos regionais serão apresentadas nesta quinta-feira (21)

21 de junho de 2012 - 08:56

Estão previstas obras em Limoeiro do Norte e Russas. Recursos chegam à ordem de US$ 106,6 milhões, financiados pelo BID

A Secretaria das Cidades apresenta nesta quinta-feira (21) as ações que compõem o Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe/ Vale do Acaraú (Cidades do Ceará II) que integram os projetos desenvolvidos pela pasta. O encontro, que ocorre no município de Limoeiro do Norte, tem como objetivo a divulgação das linhas de atuação do programa para os prefeitos da região do Vale do Jaguaribe. O secretário das Cidades, Carlo Ferrentini, realizará a abertura do evento que conta também com a participação de representantes do Instituto de Desenvolvimento Institucional das Cidades do Ceará (Ideci).

No início da tarde, o secretário visitará algumas obras em andamento no município. Em sua apresentação, Ferrentini também dará destaque às intervenções que serão executadas na região. As obras previstas pelo programa são a Avenida do Contorno, em Limoeiro do Norte, e o Novo Mercado Público de Russas. Ambos pré-aprovados com recursos que chegam à ordem de US$ 106,6 milhões financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Os projetos têm contrapartida do Governo do Estado. Outras intervenções, ainda em análise, estão previstas para a região. O presidente do Ideci, Marcelo Pinheiro, também fará uma palestra sobre o instituto, que tem como missão promover o desenvolvimento das cidades do Ceará.

Na pauta do encontro ainda constam apresentações de vários temas relacionados ao Cidades II. O programa tem como meta melhorar a infraestrutura urbana, os sistemas de registro e formalização de empresas. Além de apoiar o desenvolvimento regional, bem como modernizar e fortalecer a gestão municipal das cidades. Esses eixos de atuação fazem parte dos objetivos estudados pelos três componentes desenvolvidos pelo programa Cidades do Ceará II.

Cidades do Ceará II

O Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Acaraú e Vale do Jaguaribe (Cidades II) integra a Secretaria das Cidades e visa promover intervenções simultâneas e complementares na melhoria da infraestrutura urbana, fortalecimento dos governos municipais e incentivo ao estabelecimento de arranjos produtivos locais, em municípios polos das duas regiões. Ao todo, cerca de U$ 106 milhões serão investidos em toda a região.

Serviço:

Ações do Programa de Polos Regionais serão apresentadas na Região do Vale do Jaguaribe

Data: 21 de junho de 2012

Local: Auditório do IFCE – Instituto Federal do Ceará