Programa da SCidades tem desembolso do BID previsto para último trimestre do ano

27 de julho de 2012 - 10:27

O BID está financiando implantação de obras nos municípios das regiões dos Vales do  Jaguaribe e Acaraú. O valor do investimento é de R$ 106 milhões

A Secretaria das Cidades entregou, no último dia 24, o Regulamento Operacional do Programa (ROP), ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O documento é a formalização do atendimento a um dos requisitos estabelecidos pelo Banco para liberação do primeiro desembolso para o projeto da Unidade de Gerenciamento do Programa de Desenvolvimento Urbano de Polos Regionais – Vale do Jaguaribe/Vale do Acaraú (UGP Cidades 2). A entrega foi feita pelo coordenador do Cidades 2, Rogério Leite, ao chefe de Missão do BID, Huascar Eguin.  “A previsão para esse desembolso é o último trimestre do ano”, informa Leite.

O BID está financiando implantação de obras nos municípios das regiões dos Vales do  Jaguaribe e Acaraú. O valor do investimento é da ordem de US$ 106,6 milhões. Ainda como trâmite técnico do projeto, a equipe também participou de reunião com representantes do Tesouro Nacional, para discutir os prazos negociais. “Este é um procedimento para agilizar o processo para celebração do Acordo de Empréstimo com o BID”, disse o coordenador, que estava acompanhado do supervisor Rômulo Cabral na reunião com os técnicos Marcelo Callegari Hoertel e Tainá Carneiro, da Coordenação-Geral de Operações de Crédito dos Estados e Municípios (COPEM), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN).

Treinamento

A equipe da UGP Cidades 2 que esteve em Brasília participou, ainda, de treinamento na sede da instituição.  Rogério Leite e os supervisores Rômulo Cabral, Débora Varela e Victor Maia, fizeram o curso “Aquisições e Temas Financeiros”, nas dependências da representação do Banco no Brasil, entre os dias 23 e 24 de julho. Segundo Leite, o treinamento consiste na capacitação dos membros das Unidades Executoras dos Programas na realização de licitações e seleções, previstas na Política de Aquisições do BID e na legislação local. “O treinamento também apresentou as modalidades de empréstimos e pagamentos oferecidas pelo Banco, além de aspectos gerais relativos ao controle interno e auditoria”, arrematou o coordenador do Cidades 2.

27.07.2012
comunicacao@cidades.ce.gov.br / 85 3207.5249 / @scidades